O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte de debates, sendo foco de estudos e pesquisas no campo educacional que buscam garantir uma aprendizagem inclusiva, de modo, que em sala de aula seja oferecido meios e possibilidades para os alunos terem acesso aos conceitos e conteúdos necessários a sua formação. Decorrente desse cenário, o presente trabalho emerge de pesquisas que estão em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Assim, tem-se como objetivo nesse texto discutir as possibilidades para promover a aprendizagem de alunos com TEA, mais especificamente com a utilização de recursos tecnológicos digitais e de tecnologia assistiva, em interface com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Para tanto, realiza-se uma discussão de cunho teórico interpretativo, evidenciando as contribuições do DUA e das Tecnologias Digitais e Assistivas para promover aprendizagem de alunos com TEA. Como resultados evidencia-se que os recursos tecnológicos digitais e da Tecnologia Assistiva contribuem para implantação de estratégias inovadoras de aprendizagem e aprimoram o desempenho dos estudantes em diversas áreas, como habilidades motoras, cognitivas, emocionais, raciocínio lógico e capacidade intelectual, e em sala de aula, beneficia os alunos a ouvir, manipular e interagir. O DUA auxilia a intervenção pedagógica podendo eliminar as barreiras de aprendizagem dos alunos com TEA, e consequentemente de todos os alunos, na medida que adota estratégias pedagógicas acessíveis a todos. Neste sentido, evidencia-se a importância do aprofundamento teórico e prático por parte dos professores para que possam promover atividades inovadoras e universais