Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PARA ATENDIMENTOS EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como objetivos promover a participação ativa da criança no desenvolvimento de habilidades; expandir a sua capacidade de interagir com outros indivíduos; estimular a construção do conhecimento e, valorizar o vínculo afetivo com as pessoas de seu convívio, fornecendo todo suporte necessário na Unidade de Ensino. Dessa forma, é importante que as ações que serão desenvolvidas na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) sejam norteadas por um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para garantir a participação e a aprendizagem do aluno público-alvo da educação especial na classe comum e, também, nas atividades desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Metodologicamente, é seguido o que propõem Poker et al (2013), um PDI constituído de duas partes, sendo a primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção. A primeira, apresenta cinco tópicos: 1) coleta de informações a respeito da identificação; 2) dados familiares que são importantes para contextualizar a situação da criança na família, bem como a sua situação social e econômica; 3) trajetória escolar; 4) avaliação geral, onde são analisadas instâncias determinantes para o desenvolvimento da criança: a família e o CMEI. A segunda é denominada Plano Pedagógico Especializado, esse é constituído por um plano de intervenção elaborado pelo professor do AEE a partir da análise dos dados da avaliação para ser desenvolvido na SRM. A partir da utilização do PDI, foram observados resultados que subsidiaram o planejamento estratégico do professor da SRM, na organização das ações, orientação aos gestores, funcionários, professores e educadores voluntários; foi possível compreender as necessidades individuais de cada criança em seus múltiplos aspectos: físico, cognitivo, motor, sociocultural e emocional, considerando e observando o ritmo de cada indivíduo, respeitando os direitos de aprendizagem e contemplando os campos de experiência.

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