A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PARA ATENDIMENTOS EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108684 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 948 "inscrito_id" => 1239 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PARA ATENDIMENTOS EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como objetivos promover a participação ativa da criança no desenvolvimento de habilidades; expandir a sua capacidade de interagir com outros indivíduos; estimular a construção do conhecimento e, valorizar o vínculo afetivo com as pessoas de seu convívio, fornecendo todo suporte necessário na Unidade de Ensino. Dessa forma, é importante que as ações que serão desenvolvidas na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) sejam norteadas por um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para garantir a participação e a aprendizagem do aluno público-alvo da educação especial na classe comum e, também, nas atividades desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Metodologicamente, é seguido o que propõem Poker et al (2013), um PDI constituído de duas partes, sendo a primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção. A primeira, apresenta cinco tópicos: 1) coleta de informações a respeito da identificação; 2) dados familiares que são importantes para contextualizar a situação da criança na família, bem como a sua situação social e econômica; 3) trajetória escolar; 4) avaliação geral, onde são analisadas instâncias determinantes para o desenvolvimento da criança: a família e o CMEI. A segunda é denominada Plano Pedagógico Especializado, esse é constituído por um plano de intervenção elaborado pelo professor do AEE a partir da análise dos dados da avaliação para ser desenvolvido na SRM. A partir da utilização do PDI, foram observados resultados que subsidiaram o planejamento estratégico do professor da SRM, na organização das ações, orientação aos gestores, funcionários, professores e educadores voluntários; foi possível compreender as necessidades individuais de cada criança em seus múltiplos aspectos: físico, cognitivo, motor, sociocultural e emocional, considerando e observando o ritmo de cada indivíduo, respeitando os direitos de aprendizagem e contemplando os campos de experiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID1239_TB948_12052024194740.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍA GERLANE CABRAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Gerlane" "autor_email" => "maria.gcoliveira@professor.joaopessoa.pb.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108684 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 948 "inscrito_id" => 1239 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PARA ATENDIMENTOS EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como objetivos promover a participação ativa da criança no desenvolvimento de habilidades; expandir a sua capacidade de interagir com outros indivíduos; estimular a construção do conhecimento e, valorizar o vínculo afetivo com as pessoas de seu convívio, fornecendo todo suporte necessário na Unidade de Ensino. Dessa forma, é importante que as ações que serão desenvolvidas na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) sejam norteadas por um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para garantir a participação e a aprendizagem do aluno público-alvo da educação especial na classe comum e, também, nas atividades desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Metodologicamente, é seguido o que propõem Poker et al (2013), um PDI constituído de duas partes, sendo a primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção. A primeira, apresenta cinco tópicos: 1) coleta de informações a respeito da identificação; 2) dados familiares que são importantes para contextualizar a situação da criança na família, bem como a sua situação social e econômica; 3) trajetória escolar; 4) avaliação geral, onde são analisadas instâncias determinantes para o desenvolvimento da criança: a família e o CMEI. A segunda é denominada Plano Pedagógico Especializado, esse é constituído por um plano de intervenção elaborado pelo professor do AEE a partir da análise dos dados da avaliação para ser desenvolvido na SRM. A partir da utilização do PDI, foram observados resultados que subsidiaram o planejamento estratégico do professor da SRM, na organização das ações, orientação aos gestores, funcionários, professores e educadores voluntários; foi possível compreender as necessidades individuais de cada criança em seus múltiplos aspectos: físico, cognitivo, motor, sociocultural e emocional, considerando e observando o ritmo de cada indivíduo, respeitando os direitos de aprendizagem e contemplando os campos de experiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID1239_TB948_12052024194740.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍA GERLANE CABRAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Gerlane" "autor_email" => "maria.gcoliveira@professor.joaopessoa.pb.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }