Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

(RE)PENSANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa social realizada com seis (06) jovens, alunos e alunas, matriculados em uma escola pública de Ensino Médio, situada no interior da Bahia, e com dois (02) professores que atuam na sala de AEE da referida instituição. Com foco nas pessoas especiais, essa pesquisa buscou, através da aplicação de dois questionários (uma para os docentes e outro para os discentes), cada um composto por dez (10), sendo sete (07) perguntas objetivas e três (03) (subjetivas), compreender como estes discentes e docentes sentem-se e avaliam as estratégias de inclusão das pessoas especiais no ambiente escolar para que estas sintam-se parte integrante do contexto escolar. Visando contribuir para implementação de práticas pedagógicas e atitudes humanas mais inclusivas na escola, esta pesquisa buscou, ainda, captar dos seus participantes sugestões de ações e atividades pedagógicas que contribuam para melhor inclusão das pessoas especiais, bem como para o combate ao preconceito e a segregação dos “diferentes.” Nesta direção, têm-se nos estudos e pesquisas realizadas por WERNECK (1999), EDLER (2000), RODRÍGUEZ (2001), DORNELES (2004), ABENHAIM (2005), SANCHEZ (2005), SASSAKI (2005), MANTOAN (2005), WERNECK (1999), STRIEDER E ZIMMERMANN (2000), PRADO (2019) CIRÍACO (2020), ALVES (2023), CASTRO (2021), ANTUNES (2022),entre outros, importantes reflexões que contribuíram significativamente para análise dos dados obtidos nesta pesquisa e acredita-se que, de igual sorte, possa também esta contribuir tanto para estudos e pesquisas futuras, quanto profissionalmente ajudando profissionais da educação à e repensarem sempre o ambiente escolar como um espaço privilegiado para acolhimento, inclusão, valorização e respeito às diferenças.

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