O presente trabalho surge da necessidade de investigar as possibilidades das metodologias pedagógicas lúdicas no desenvolvimento de crianças autistas na Educação Infantil. O objetivo deste estudo é refletir sobre as contribuições das práticas lúdicas e da formação de professores no processo de inclusão de crianças autistas na Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica, visando analisar as informações contidas na literatura acerca da aplicação das medidas de ensino inclusivo na Educação Infantil através da ludicidade e como o processo de formação inicial de professores tem se situado no contexto da inclusão educacional. O embasamento teórico desse artigo ancora-se na teoria vygotskiana, levando em consideração a importância da interação e da mediação no desenvolvimento infantil. Consideramos que o fenômeno da ludicidade foca a experiência lúdica como uma experiência interna do sujeito que a vivencia, abordamos o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal e internalização das funções psicológicas superiores e suas implicações na definição vygotskiana de jogo. O jogo na educação infantil é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo interação entre mundo imaginativo e crescimento psicológico, além de capacitar habilidades cognitivas, emocionais e sociais essenciais. Nesse contexto, a formação de professores deve incluir conhecimentos sobre o autismo, estratégias pedagógicas inclusivas e uma propositura crítica e humanizada, visando possibilitar a inclusão enquanto experiência lúdica no contexto da Educação Infantil.