A sociedade brasileira é formada por uma diversidade de sujeitos, é marcada pela diferença de pensamentos, opiniões, modos de ser, comportamentos e outros aspectos; na escola não é diferente, sendo esta uma extensão da sociedade, é notório que seja permeada por essa diferença. Observamos o número cada vez maior de estudantes com deficiência intelectual no ambiente escolar, exigindo novas formas de atuação desta comunidade e também mudanças nas atividades propostas em sala de aula. A educação inclusiva está presente nos marcos legais e compreendemos que ela engloba toda e qualquer diferença, entretanto, não é fácil atender as especificidades daqueles/as que estão inseridos/as na escola. É um desafio diário, cabendo ao/a professor/a buscar os caminhos necessários para tornar possível não só a inclusão das crianças com deficiência intelectual, mas sobretudo sua aprendizagem dentro das condições que elas apresentam. Considerando a importância do ensino de História no Ensino Fundamental, assim como seus objetivos, compreendemos a relevância dessa disciplina na formação do ser humano. Ofertá-la para estudantes com DI é uma forma de fazê-los reconhecer seu papel de cidadãos e sua atuação no mundo que o cerca. Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios e os caminhos encontrados na construção da aprendizagem das crianças com deficiência intelectual e sua participação nas aulas de História. Para sua realização utilizaremos vasto referencial teórico e marcos legais que abordem o tema em estudo. Esperamos compartilhar conhecimentos e construir novos saberes acerca da temática apresentada.