Muitos professores não utilizam práticas diferenciadas nas suas aulas, como a inserção de recursos didáticos e, assim, enfrentam muitos desafios para superar limitações metodológicas que dificultam a aprendizagem dos alunos, sendo um fator relevante para que os alunos fiquem cada vez mais distantes e deixem de se envolver com o ambiente escolar. A pessoa com deficiência visual não possui um contato com o ambiente físico, a não utilização de um material adequado pode levar a um ensino baseado na simples repetição verbal, sem vínculo com a realidade. A utilização de recursos didáticos em sala de aula para alunos videntes e não videntes é uma das alternativas que corrobora para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo cerca de 6 milhões com baixa visão. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar e avaliar dois recursos didáticos de Química para alunos videntes e não videntes em sala de aula utilizando materiais de baixo custo. A metodologia adotada aplicou moldes de uma pesquisa quanti-qualitativa com o intuito de sustentar os resultados do estudo teórico-bibliográfico, de cunho experimental para confecção de materiais didáticos alternativos e de baixo custo. Foram observados que os recursos didáticos apresentados em sala de aulas auxiliaram bastante na compreensão dos conteúdos abordados envolvendo orbitais e a construção do diagrama de Linus Pauling. Estes recursos foram muito bem aceitos e aprovados por todos os alunos que avaliaram, os mesmos conseguiram minimizar as lacunas existentes no processo de ensino e aprendizagem conduzindo a um caminho saudável para o fortalecimento mais efetivo dos conteúdos abordados, onde as barreiras foram quebradas consolidando total interesse dos discentes em participar das aulas com inserção de recursos didáticos.