Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROJETO TEA ADOLESCENTES: UM OLHAR PARA JOVENS AUTISTAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108186
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 1966
    "titulo" => "PROJETO TEA ADOLESCENTES: UM OLHAR PARA JOVENS AUTISTAS"
    "resumo" => "O Projeto TEA Adolescentes, conduzido pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, visa atender jovens autistas entre 16 e 19 anos que aguardam assistência na Coordenadoria de Atendimento à Pessoa Autista (CODEI). O público-alvo do projeto incluiu jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em lista de espera para atendimento na CODEI. A partir de um mapeamento, foram identificados 39 jovens elegíveis que foram convidados para o projeto por meio de contato telefônico. Destes, 10 desejaram participar e foram incluídos com seus respectivos cuidadores, totalizando 20 participantes. O trabalho foi conduzido por meio de dois grupos operacionais, sendo um com usuários e outro com cuidadores em ambientes distintos, porém conectados pela temática das atividades propostas. Foram realizados 10 encontros semanais nas quintas-feiras entre os meses de outubro a dezembro de 2023, com aplicação técnicas de reabilitação em grupo, cuja abordagem diversificada foi construída coletivamente, considerando aspectos psicológicos relacionados aos sentimentos e interações sociais dos participantes. Foi possível conhecer melhor o perfil dos jovens a partir de um levantamento das avaliações diagnósticas disponíveis em prontuário, aspecto que permitiu traçar e adaptar as atividades de acordo com as necessidades específicas do grupo. As ações desenvolvidas em ambos os grupos foram direcionadas à promoção da qualidade de vida e interação, principalmente em ambientes acadêmicos, sociais e familiares. Para garantir as atividades, houve o apoio de uma equipe multiprofissional, dos profissionais da coordenadoria e a designação de uma pessoa de referência para a articulação e mediação das atividades. Essa abordagem multiprofissional e focal direcionada para adolescentes visou atender às necessidades de reabilitação dos jovens autistas atendidos no projeto, fomentando um ambiente inclusivo e enriquecedor, fortalecendo o vínculo afetivo e promovendo a qualidade de vida dos participantes e familiares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1966_TB240_13052024150227.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELLY ALEXANDRE SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELLY"
    "autor_email" => "drykaapereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108186
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 1966
    "titulo" => "PROJETO TEA ADOLESCENTES: UM OLHAR PARA JOVENS AUTISTAS"
    "resumo" => "O Projeto TEA Adolescentes, conduzido pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, visa atender jovens autistas entre 16 e 19 anos que aguardam assistência na Coordenadoria de Atendimento à Pessoa Autista (CODEI). O público-alvo do projeto incluiu jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em lista de espera para atendimento na CODEI. A partir de um mapeamento, foram identificados 39 jovens elegíveis que foram convidados para o projeto por meio de contato telefônico. Destes, 10 desejaram participar e foram incluídos com seus respectivos cuidadores, totalizando 20 participantes. O trabalho foi conduzido por meio de dois grupos operacionais, sendo um com usuários e outro com cuidadores em ambientes distintos, porém conectados pela temática das atividades propostas. Foram realizados 10 encontros semanais nas quintas-feiras entre os meses de outubro a dezembro de 2023, com aplicação técnicas de reabilitação em grupo, cuja abordagem diversificada foi construída coletivamente, considerando aspectos psicológicos relacionados aos sentimentos e interações sociais dos participantes. Foi possível conhecer melhor o perfil dos jovens a partir de um levantamento das avaliações diagnósticas disponíveis em prontuário, aspecto que permitiu traçar e adaptar as atividades de acordo com as necessidades específicas do grupo. As ações desenvolvidas em ambos os grupos foram direcionadas à promoção da qualidade de vida e interação, principalmente em ambientes acadêmicos, sociais e familiares. Para garantir as atividades, houve o apoio de uma equipe multiprofissional, dos profissionais da coordenadoria e a designação de uma pessoa de referência para a articulação e mediação das atividades. Essa abordagem multiprofissional e focal direcionada para adolescentes visou atender às necessidades de reabilitação dos jovens autistas atendidos no projeto, fomentando um ambiente inclusivo e enriquecedor, fortalecendo o vínculo afetivo e promovendo a qualidade de vida dos participantes e familiares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1966_TB240_13052024150227.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELLY ALEXANDRE SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELLY"
    "autor_email" => "drykaapereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O Projeto TEA Adolescentes, conduzido pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, visa atender jovens autistas entre 16 e 19 anos que aguardam assistência na Coordenadoria de Atendimento à Pessoa Autista (CODEI). O público-alvo do projeto incluiu jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em lista de espera para atendimento na CODEI. A partir de um mapeamento, foram identificados 39 jovens elegíveis que foram convidados para o projeto por meio de contato telefônico. Destes, 10 desejaram participar e foram incluídos com seus respectivos cuidadores, totalizando 20 participantes. O trabalho foi conduzido por meio de dois grupos operacionais, sendo um com usuários e outro com cuidadores em ambientes distintos, porém conectados pela temática das atividades propostas. Foram realizados 10 encontros semanais nas quintas-feiras entre os meses de outubro a dezembro de 2023, com aplicação técnicas de reabilitação em grupo, cuja abordagem diversificada foi construída coletivamente, considerando aspectos psicológicos relacionados aos sentimentos e interações sociais dos participantes. Foi possível conhecer melhor o perfil dos jovens a partir de um levantamento das avaliações diagnósticas disponíveis em prontuário, aspecto que permitiu traçar e adaptar as atividades de acordo com as necessidades específicas do grupo. As ações desenvolvidas em ambos os grupos foram direcionadas à promoção da qualidade de vida e interação, principalmente em ambientes acadêmicos, sociais e familiares. Para garantir as atividades, houve o apoio de uma equipe multiprofissional, dos profissionais da coordenadoria e a designação de uma pessoa de referência para a articulação e mediação das atividades. Essa abordagem multiprofissional e focal direcionada para adolescentes visou atender às necessidades de reabilitação dos jovens autistas atendidos no projeto, fomentando um ambiente inclusivo e enriquecedor, fortalecendo o vínculo afetivo e promovendo a qualidade de vida dos participantes e familiares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.