PROJETO TEA ADOLESCENTES: UM OLHAR PARA JOVENS AUTISTAS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108186 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 1966 "titulo" => "PROJETO TEA ADOLESCENTES: UM OLHAR PARA JOVENS AUTISTAS" "resumo" => "O Projeto TEA Adolescentes, conduzido pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, visa atender jovens autistas entre 16 e 19 anos que aguardam assistência na Coordenadoria de Atendimento à Pessoa Autista (CODEI). O público-alvo do projeto incluiu jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em lista de espera para atendimento na CODEI. A partir de um mapeamento, foram identificados 39 jovens elegíveis que foram convidados para o projeto por meio de contato telefônico. Destes, 10 desejaram participar e foram incluídos com seus respectivos cuidadores, totalizando 20 participantes. O trabalho foi conduzido por meio de dois grupos operacionais, sendo um com usuários e outro com cuidadores em ambientes distintos, porém conectados pela temática das atividades propostas. Foram realizados 10 encontros semanais nas quintas-feiras entre os meses de outubro a dezembro de 2023, com aplicação técnicas de reabilitação em grupo, cuja abordagem diversificada foi construída coletivamente, considerando aspectos psicológicos relacionados aos sentimentos e interações sociais dos participantes. Foi possível conhecer melhor o perfil dos jovens a partir de um levantamento das avaliações diagnósticas disponíveis em prontuário, aspecto que permitiu traçar e adaptar as atividades de acordo com as necessidades específicas do grupo. As ações desenvolvidas em ambos os grupos foram direcionadas à promoção da qualidade de vida e interação, principalmente em ambientes acadêmicos, sociais e familiares. Para garantir as atividades, houve o apoio de uma equipe multiprofissional, dos profissionais da coordenadoria e a designação de uma pessoa de referência para a articulação e mediação das atividades. Essa abordagem multiprofissional e focal direcionada para adolescentes visou atender às necessidades de reabilitação dos jovens autistas atendidos no projeto, fomentando um ambiente inclusivo e enriquecedor, fortalecendo o vínculo afetivo e promovendo a qualidade de vida dos participantes e familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1966_TB240_13052024150227.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLY ALEXANDRE SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELLY" "autor_email" => "drykaapereira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108186 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 1966 "titulo" => "PROJETO TEA ADOLESCENTES: UM OLHAR PARA JOVENS AUTISTAS" "resumo" => "O Projeto TEA Adolescentes, conduzido pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, visa atender jovens autistas entre 16 e 19 anos que aguardam assistência na Coordenadoria de Atendimento à Pessoa Autista (CODEI). O público-alvo do projeto incluiu jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em lista de espera para atendimento na CODEI. A partir de um mapeamento, foram identificados 39 jovens elegíveis que foram convidados para o projeto por meio de contato telefônico. Destes, 10 desejaram participar e foram incluídos com seus respectivos cuidadores, totalizando 20 participantes. O trabalho foi conduzido por meio de dois grupos operacionais, sendo um com usuários e outro com cuidadores em ambientes distintos, porém conectados pela temática das atividades propostas. Foram realizados 10 encontros semanais nas quintas-feiras entre os meses de outubro a dezembro de 2023, com aplicação técnicas de reabilitação em grupo, cuja abordagem diversificada foi construída coletivamente, considerando aspectos psicológicos relacionados aos sentimentos e interações sociais dos participantes. Foi possível conhecer melhor o perfil dos jovens a partir de um levantamento das avaliações diagnósticas disponíveis em prontuário, aspecto que permitiu traçar e adaptar as atividades de acordo com as necessidades específicas do grupo. As ações desenvolvidas em ambos os grupos foram direcionadas à promoção da qualidade de vida e interação, principalmente em ambientes acadêmicos, sociais e familiares. Para garantir as atividades, houve o apoio de uma equipe multiprofissional, dos profissionais da coordenadoria e a designação de uma pessoa de referência para a articulação e mediação das atividades. Essa abordagem multiprofissional e focal direcionada para adolescentes visou atender às necessidades de reabilitação dos jovens autistas atendidos no projeto, fomentando um ambiente inclusivo e enriquecedor, fortalecendo o vínculo afetivo e promovendo a qualidade de vida dos participantes e familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1966_TB240_13052024150227.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLY ALEXANDRE SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELLY" "autor_email" => "drykaapereira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }