Este estudo visa discutir a relação entre a teoria Histórico-Cultural THC e deficiência intelectual no que diz respeito ao processo de aprendizagem. Abordaremos aqui os benefícios trazidos pela estratégia da mediação com o meio social, como sendo um caminho para a apropriação da cultura e para o processo de aprendizagem. Relações estas tão necessárias para o desenvolvimento das pessoas com DI no âmbito social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, pautada no método dialético, que tem finalidade as discursão das ideias e teorias. Tendo como referencial teórico-metodológico os estudos de Vygotsky, Moron (2017), Da Rosa (2021) entre outros teóricos. Cujo objetivo geral é investigar a relação entre a teoria Histórico-cultural e a deficiência Intelectual no que diz respeito ao desenvolvimento da pessoa com DI. Almejamos, compreender a relação entre os estudos da defectologia e a teoria histórico-cultural e refletir sobre o conceito de deficiência Intelectual. Com esse estudo concluímos que a concepção THC considera que a personalidade da criança com deficiência não é determinada por sua deficiência, mas sim por seu ambiente social e sua interação dialética com o mundo. o problema primário da pessoa com deficiência não é a limitações sensoriais ou neurológica em si, mas suas implicações sociais e que o desenvolvimento e a aprendizagem é um processo mediado principalmente pelas relações sociais.