UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ALÉM DA INCLUSÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: BALANÇA DE DOIS PRATOS E ROLETA ALGÉBRICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108651 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 3604 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ALÉM DA INCLUSÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: BALANÇA DE DOIS PRATOS E ROLETA ALGÉBRICA" "resumo" => "Durante anos, os estudantes do Ensino Fundamental têm enfrentado desafios na compreensão da álgebra por diferentes razões, incluindo a confusão entre os conceitos de álgebra e aritmética. Este artigo bibliográfico e descritivo busca responder à seguinte pergunta: existem práticas pedagógicas que possam auxiliar os alunos com dificuldades na aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental? O objetivo é analisar, à luz da perspectiva teórica, as dificuldades dos alunos na compreensão da álgebra e possíveis soluções. Foram analisadas obras de autores como Booth (1995), Usiskin (1995) e outros. Nossa proposta de atividades incluiu a construção de uma roleta algébrica e uma balança de dois pratos, feitas com materiais simples como diferentes tipos de papel, cola e impressões de expressões algébricas, além de materiais já utilizados em outras atividades. Essas atividades foram apresentadas na disciplina de Fundamentos de Álgebra do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e avaliadas pelo professor responsável e pelos estudantes do curso no período de 2024.1. Os resultados obtidos foram baseados nas opiniões dos colegas, que avaliaram as propostas como muito boas e demonstraram grande curiosidade e interesse por elas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "679143f108c8b_22012025161601.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => "2025-01-22 16:16:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELMIRA MEIRELES DE ANDRADE ROMÃO" "autor_nome_curto" => "DELMIRA" "autor_email" => "delmira.meireles@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108651 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 3604 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ALÉM DA INCLUSÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: BALANÇA DE DOIS PRATOS E ROLETA ALGÉBRICA" "resumo" => "Durante anos, os estudantes do Ensino Fundamental têm enfrentado desafios na compreensão da álgebra por diferentes razões, incluindo a confusão entre os conceitos de álgebra e aritmética. Este artigo bibliográfico e descritivo busca responder à seguinte pergunta: existem práticas pedagógicas que possam auxiliar os alunos com dificuldades na aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental? O objetivo é analisar, à luz da perspectiva teórica, as dificuldades dos alunos na compreensão da álgebra e possíveis soluções. Foram analisadas obras de autores como Booth (1995), Usiskin (1995) e outros. Nossa proposta de atividades incluiu a construção de uma roleta algébrica e uma balança de dois pratos, feitas com materiais simples como diferentes tipos de papel, cola e impressões de expressões algébricas, além de materiais já utilizados em outras atividades. Essas atividades foram apresentadas na disciplina de Fundamentos de Álgebra do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e avaliadas pelo professor responsável e pelos estudantes do curso no período de 2024.1. Os resultados obtidos foram baseados nas opiniões dos colegas, que avaliaram as propostas como muito boas e demonstraram grande curiosidade e interesse por elas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "679143f108c8b_22012025161601.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => "2025-01-22 16:16:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELMIRA MEIRELES DE ANDRADE ROMÃO" "autor_nome_curto" => "DELMIRA" "autor_email" => "delmira.meireles@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }