Durante anos, os estudantes do Ensino Fundamental têm enfrentado desafios na compreensão da álgebra por diferentes razões, incluindo a confusão entre os conceitos de álgebra e aritmética. Este artigo bibliográfico e descritivo busca responder à seguinte pergunta: existem práticas pedagógicas que possam auxiliar os alunos com dificuldades na aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental? O objetivo é analisar, à luz da perspectiva teórica, as dificuldades dos alunos na compreensão da álgebra e possíveis soluções. Foram analisadas obras de autores como Booth (1995), Usiskin (1995) e outros. Nossa proposta de atividades incluiu a construção de uma roleta algébrica e uma balança de dois pratos, feitas com materiais simples como diferentes tipos de papel, cola e impressões de expressões algébricas, além de materiais já utilizados em outras atividades. Essas atividades foram apresentadas na disciplina de Fundamentos de Álgebra do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e avaliadas pelo professor responsável e pelos estudantes do curso no período de 2024.1. Os resultados obtidos foram baseados nas opiniões dos colegas, que avaliaram as propostas como muito boas e demonstraram grande curiosidade e interesse por elas.