A pesquisa teve como cenário treze instituições educacionais de uma rede privada confessional, nos Estados do Paraná/PR e Rio Grande do Sul/RS. Demonstra-se, no estudo, o processo pelo qual esta rede de ensino avaliou os seus processos pedagógicos, diante das normativas legais, considerando as diretrizes oficiais para a oferta de serviços e apoios especializados, a partir da Política Nacional de Educação Especial – MEC/2008, a Lei nº 6.949/2009, a Lei nº 12.764/2012, A Lei nº 13.146/2015 e as normas legais regionais do AEE no PR e RS. O recorte temporal se dá entre 2008 – ano da publicação da PNEEPEI/MEC a janeiro de 2024, data da formação de professores da rede, com as novas diretrizes. Os objetos de estudo deste artigo, são fundamentados a partir das obras e estudos de Mantoan (2003) e Lanuti e Mantoan (2022). Os dados foram coletados por meio de questionários on-line e análise sistemática de documentos orientadores da rede de ensino que constitui o cenário desta pesquisa. Como resultado houve a reorganização dos procedimentos administrativos e pedagógicos, o que impactou na organização de um programa de formação continuada para educadores. Concluiu-se que as teorias e leis que regem a operacionalização de sistemas educacionais inclusivos existem e fornecem subsídios para mudanças estruturais e culturais, porém, tais estudos e normas por causas desconhecidas, não chegam na maioria das escolas, e consequentemente, não se tornam prioridade nos programas de formação de professores, os principais agentes para essa mudança, considerando o tema e contextos abordados neste artigo.