No contexto educacional contemporâneo, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem se destacado como uma abordagem pedagógica inclusiva, buscando atender à diversidade de habilidades, estilos de aprendizagem e necessidades dos alunos. Os princípios do DUA, defendem que o design flexível das atividades de aprendizagem pode beneficiar a todos os alunos, promovendo um ambiente educacional mais acessível. Paralelamente, o Plano Educacional Individualizado (PEI) representa uma ferramenta crucial no suporte a alunos com necessidades específicas, oferecendo diretrizes personalizadas para a adaptação do currículo e das práticas pedagógicas. O PEI é importante na promoção da equidade e na garantia de uma educação que atenda às singularidades de cada aluno. O presente trabalho, se propõe, através de uma revisão narrativa de literatura, a explorar as implicações e contribuições do Plano Educacional Individualizado (PEI) nos planejamentos de aula orientados pelo Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A interseção entre o DUA e o PEI é explorada nesta pesquisa como um ponto estratégico para a efetivação da inclusão educacional. A personalização oferecida pelo PEI pode potencializar a aplicação prática dos princípios do DUA, resultando em ambientes de aprendizagem mais acessíveis e eficazes. Essa pesquisa contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficientes, oferecendo insights valiosos para educadores, gestores e pesquisadores interessados na promoção de uma educação que atenda verdadeiramente às necessidades individuais de todos os alunos.