INCLUSÃO E AUTISMO: ESTRATÉGIAS LÚDICAS E INTERAÇÃO SOCIAL EM FOCO.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108176 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 882 "titulo" => "INCLUSÃO E AUTISMO: ESTRATÉGIAS LÚDICAS E INTERAÇÃO SOCIAL EM FOCO." "resumo" => "Inicialmente, o autismo por muito tempo foi definido em termos negativos como uma impossibilidade e/ou deficiência pela sociedade no geral, sendo está uma consequência das atitudes dos pais e educadores. Contudo, na atualidade, reconhece-se a diversidade humana como uma premissa, e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) enquanto um espectro, sendo o autista um sujeito com singularidades e potencialidades. Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é discutir sobre o potencial das estratégias lúdicas no contexto da inclusão educacional e do desenvolvimento das interações sociais de crianças autistas. Destaca-se que o autismo não é uma doença que necessita de cura, muito menos algo que impossibilite o outro de viver em sociedade. O autismo é uma diferença humana que se constitui como as demais diferenças, desse modo, deve ser respeitada igualmente. Neste sentido, através dos estudos feitos percebe-se que crianças autistas enfrentam desafios na inclusão dentro das escolas, assim, é necessário abordar a inclusão educacional dentro de uma abordagem lúdica, pois, nota-se que historicamente o brincar tem um papel importante no desenvolvimento do indivíduo. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica, foi-se utilizado palavras-chave em sites de busca como o Google acadêmico, Scielo e o Periódicos Capes que tinham relação com o tema proposto. Sendo assim, inicialmente foram selecionados 23 artigos para embasar o referencial teórico, porém, após a leitura e seleção alguns foram excluídos, resultando em 9 artigos. Com isso, os resultados obtidos através da análise feita dos artigos apresentam que a inclusão é um princípio inquestionável. Portanto, buscar incluir alunos com TEA dentro das escolas trazendo a ludicidade é essencial, visto que é nesta etapa que o indivíduo desenvolve suas capacidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID882_TB228_19022024222402.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA LORRANA CANTALICE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.cantalice@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108176 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 882 "titulo" => "INCLUSÃO E AUTISMO: ESTRATÉGIAS LÚDICAS E INTERAÇÃO SOCIAL EM FOCO." "resumo" => "Inicialmente, o autismo por muito tempo foi definido em termos negativos como uma impossibilidade e/ou deficiência pela sociedade no geral, sendo está uma consequência das atitudes dos pais e educadores. Contudo, na atualidade, reconhece-se a diversidade humana como uma premissa, e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) enquanto um espectro, sendo o autista um sujeito com singularidades e potencialidades. Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é discutir sobre o potencial das estratégias lúdicas no contexto da inclusão educacional e do desenvolvimento das interações sociais de crianças autistas. Destaca-se que o autismo não é uma doença que necessita de cura, muito menos algo que impossibilite o outro de viver em sociedade. O autismo é uma diferença humana que se constitui como as demais diferenças, desse modo, deve ser respeitada igualmente. Neste sentido, através dos estudos feitos percebe-se que crianças autistas enfrentam desafios na inclusão dentro das escolas, assim, é necessário abordar a inclusão educacional dentro de uma abordagem lúdica, pois, nota-se que historicamente o brincar tem um papel importante no desenvolvimento do indivíduo. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica, foi-se utilizado palavras-chave em sites de busca como o Google acadêmico, Scielo e o Periódicos Capes que tinham relação com o tema proposto. Sendo assim, inicialmente foram selecionados 23 artigos para embasar o referencial teórico, porém, após a leitura e seleção alguns foram excluídos, resultando em 9 artigos. Com isso, os resultados obtidos através da análise feita dos artigos apresentam que a inclusão é um princípio inquestionável. Portanto, buscar incluir alunos com TEA dentro das escolas trazendo a ludicidade é essencial, visto que é nesta etapa que o indivíduo desenvolve suas capacidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID882_TB228_19022024222402.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA LORRANA CANTALICE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.cantalice@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }