O artigo aborda a atuação do Psicopedagogo Institucional na Inclusão Escolar, destacando sua importância no apoio a alunos com necessidades educacionais especiais. Ele discute as estratégias utilizadas pelo psicopedagogo para promover a inclusão, tais como avaliação diagnóstica, o planejamento de intervenções personalizadas e a colaboração com a equipe escolar. Além disso, o artigo ressalta a importância da formação continuada do psicopedagogo para lidar com os desafios da inclusão e garantir sucesso dos alunos em ambientes educacionais inclusivos. O objetivo do artigo sobre a atuação do Psicopedagogo Institucional na inclusão escolar é analisar e descrever como a presença e intervenção desse profissional contribuem para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais. A escolha o desenho metodológico para este estudo, é uma revisão bibliográfica, apoiado por autores como Barros & Oliveira (2012), Fagali (2016), Nóvoa (2009) e Porto (2011) entre outros. A pesquisa caracterizada como sendo de natureza qualitativa por não havendo confrontos de dados estatísticos. O psicopedagogo pode identificar precocemente dificuldades de aprendizagem, proporcionando intervenções adequadas para garantir o sucesso educacional de todos os alunos, oferecendo suporte individualizado e auxiliando os alunos com necessidades educativas especiais a superar desafios e desenvolverem seu potencial máximo. Sendo assim, o psicopedagogo desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente inclusivo, onde todos os alunos se sintam acolhidos e valorizados independentemente de suas diferenças.