O diálogo entre deficiência e acessibilidade é uma temática desafiadora a ser trabalhada no contexto escolar devido à sua complexidade e especificidades, principalmente relacionados aos estigmas e preconceitos ainda presentes na sociedade brasileira. Tal situação enseja, por parte do espaço escolar, um olhar amplo e ativo visando à inclusão nesse ambiente. Desta forma, este texto aborda a acessibilidade e os direitos da pessoa com deficiência em uma abordagem interdisciplinar, refletindo o processo de inclusão social e seu acesso a diferentes espaços por meio dos componentes curriculares Arte e Educação Física, como direitos sociais fundados na dignidade da pessoa humana e assegurados pela legislação brasileira. O espaço de intervenção ocorreu em uma escola pública da rede estadual de ensino da Paraíba com turmas do Ensino Médio. Nesta perspectiva, utilizamos a pesquisa-ação de tipo qualitativa como orientação metodológica para o desenvolvimento das ações, além de revisão bibliográfica sobre a temática em questão com o objetivo de fundamentar o debate e a reflexão desse estudo. Buscou-se assim, o desenvolvimento de habilidades e articulação de conhecimentos nas áreas supracitadas por meio de diferentes estratégias de ensino, entre elas atividades práticas em diferentes ambientes da escola. Observou-se a importância desse trabalho como meio de fortalecimento e respeito das relações humanas, bem como a construção da cidadania por meio da autorreflexão e da reflexão coletiva sobre as deficiências e acessibilidade no processo de inclusão social.