Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108634
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 878
    "inscrito_id" => 3341
    "titulo" => "A POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "O trabalho analisa elementos da política de inclusão e acessibilidade de estudantes no Ensino Superior no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir de Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da criação da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), começou a desenvolver de forma sistemática ações dentro da política de inclusão da instituição para comunidade universitária. No intuito de fortalecer esse processo, em 2019, a CAENE foi reorganizada e transformada na Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), com a finalidade de promover e assegurar a garantia das condições adequadas de acesso e permanência nas atividades acadêmicas e profissionais das pessoas com necessidades específicas na UFRN. No estudo de cunho bibliográfico são analisados os instrumentos normativos que registram a criação e atuação da CAENE: Plano de Desenvolvimento Institucional (2010 - 2019) aprovado pelo CONSUNI por meio da Resolução 015 de 27/10/2010 (atualizado por meio da Resolução 019/2015-CONSUNI); a Portaria nº. 203/10-Reitoria, de 15/03/2010 que institui a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais na UFRN e a Resolução nº. 193/2010-CONSEPE, de 21/09/2010 que dispõe sobre o atendimento educacional a estudantes com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Adicionalmente, abordaremos a criação e atuação da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), por meio da Resolução nº 016/2019-CONSUNI, visando fortalecer o processo de inclusão no âmbito institucional Política de Inclusão e Acessibilidade para as pessoas com necessidades específicas da UFRN (Resolução conjunta nº 002/2022- CONSEPE/CONSAD) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2029, aprovado pela Resolução nº 005/2020-CONSUNI. Portanto, a priori a CAENE e posteriormente a SIA atuam para assegurar aos estudantes do Ensino Superior os apoios e serviços que demandam suas necessidades específicas no âmbito acadêmico e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3341_TB878_26052024230630.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "JULIE"
    "autor_email" => "juliidalia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108634
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 878
    "inscrito_id" => 3341
    "titulo" => "A POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "O trabalho analisa elementos da política de inclusão e acessibilidade de estudantes no Ensino Superior no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir de Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da criação da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), começou a desenvolver de forma sistemática ações dentro da política de inclusão da instituição para comunidade universitária. No intuito de fortalecer esse processo, em 2019, a CAENE foi reorganizada e transformada na Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), com a finalidade de promover e assegurar a garantia das condições adequadas de acesso e permanência nas atividades acadêmicas e profissionais das pessoas com necessidades específicas na UFRN. No estudo de cunho bibliográfico são analisados os instrumentos normativos que registram a criação e atuação da CAENE: Plano de Desenvolvimento Institucional (2010 - 2019) aprovado pelo CONSUNI por meio da Resolução 015 de 27/10/2010 (atualizado por meio da Resolução 019/2015-CONSUNI); a Portaria nº. 203/10-Reitoria, de 15/03/2010 que institui a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais na UFRN e a Resolução nº. 193/2010-CONSEPE, de 21/09/2010 que dispõe sobre o atendimento educacional a estudantes com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Adicionalmente, abordaremos a criação e atuação da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), por meio da Resolução nº 016/2019-CONSUNI, visando fortalecer o processo de inclusão no âmbito institucional Política de Inclusão e Acessibilidade para as pessoas com necessidades específicas da UFRN (Resolução conjunta nº 002/2022- CONSEPE/CONSAD) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2029, aprovado pela Resolução nº 005/2020-CONSUNI. Portanto, a priori a CAENE e posteriormente a SIA atuam para assegurar aos estudantes do Ensino Superior os apoios e serviços que demandam suas necessidades específicas no âmbito acadêmico e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3341_TB878_26052024230630.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "JULIE"
    "autor_email" => "juliidalia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O trabalho analisa elementos da política de inclusão e acessibilidade de estudantes no Ensino Superior no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir de Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da criação da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), começou a desenvolver de forma sistemática ações dentro da política de inclusão da instituição para comunidade universitária. No intuito de fortalecer esse processo, em 2019, a CAENE foi reorganizada e transformada na Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), com a finalidade de promover e assegurar a garantia das condições adequadas de acesso e permanência nas atividades acadêmicas e profissionais das pessoas com necessidades específicas na UFRN. No estudo de cunho bibliográfico são analisados os instrumentos normativos que registram a criação e atuação da CAENE: Plano de Desenvolvimento Institucional (2010 - 2019) aprovado pelo CONSUNI por meio da Resolução 015 de 27/10/2010 (atualizado por meio da Resolução 019/2015-CONSUNI); a Portaria nº. 203/10-Reitoria, de 15/03/2010 que institui a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais na UFRN e a Resolução nº. 193/2010-CONSEPE, de 21/09/2010 que dispõe sobre o atendimento educacional a estudantes com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Adicionalmente, abordaremos a criação e atuação da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), por meio da Resolução nº 016/2019-CONSUNI, visando fortalecer o processo de inclusão no âmbito institucional Política de Inclusão e Acessibilidade para as pessoas com necessidades específicas da UFRN (Resolução conjunta nº 002/2022- CONSEPE/CONSAD) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2029, aprovado pela Resolução nº 005/2020-CONSUNI. Portanto, a priori a CAENE e posteriormente a SIA atuam para assegurar aos estudantes do Ensino Superior os apoios e serviços que demandam suas necessidades específicas no âmbito acadêmico e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.