Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROJETO BIOADAPTADA - MODELOS TRIDIMENSIONAIS EM BISCUIT COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108053
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 1248
    "titulo" => "PROJETO BIOADAPTADA - MODELOS TRIDIMENSIONAIS EM BISCUIT COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A Biologia é uma disciplina imagética, cujas estratégias de ensino estão amplamente amparadas no uso do aparato visual. Assim, a inclusão de estudantes com deficiência visual (DV) nas aulas dessa disciplina exige, além da audiodescrição e textos em braile, a utilização de materiais com diferenciação tátil, que possibilitem que esses estudantes acessem aos conteúdos biológicos apresentados pelos docentes em slides e livros didáticos. O projeto BIOADAPTADA é coordenado por duas docentes de Biologia do Colégio Pedro II, campus Duque de Caxias (CPII-DC) - RJ, que por possuir um convênio com o Instituto Benjamin Constant, recebe, anualmente, estudantes com DV para a integralização do ensino básico. O BIOADAPTADA surge em 2015 como espaço de produção de materiais didáticos inclusivos de Biologia, rompendo as barreiras metodológicas e instrumentais da acessibilidade, favorecendo os processos de aprendizagem dos estudantes com DV. O biscuit é incorporado como matéria-prima na produção dos materiais didáticos acessíveis pelo projeto em 2020, por possibilitar a produção de modelos tridimensionais, atuando como agente de transformação do conteúdo teórico em concreto. Esse material é interessante por apresentar a possibilidade de ser modelado e texturizado, além da possibilidade de uso conjunto com barbantes, colas e arames, ampliando o rol de texturas. A ampla disponibilidade de cores também proporciona contrastes fundamentais para o uso dos modelos por estudantes com baixa visão. Desde a sua incorporação, já foram produzidos inúmeros materiais didáticos em biscuit, como células, organelas, estruturas vegetais, células sanguíneas, lâminas de microscopia, microrganismos, animais invertebrados, dentre outros. O uso dos modelos tridimensionais em sala de aula tem se mostrado como uma ferramenta importante, possibilitando a participação integral dos estudantes com DV nas aulas práticas e teóricas de Biologia do CPII-DC, agindo assim para a efetiva inclusão desses e de outros estudantes que são favorecidos por essa forma de representação dos conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1248_TB71_07062024144414.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GOMES SANTOS GONCALVES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.goncalves.1@cp2.edu.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108053
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 1248
    "titulo" => "PROJETO BIOADAPTADA - MODELOS TRIDIMENSIONAIS EM BISCUIT COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A Biologia é uma disciplina imagética, cujas estratégias de ensino estão amplamente amparadas no uso do aparato visual. Assim, a inclusão de estudantes com deficiência visual (DV) nas aulas dessa disciplina exige, além da audiodescrição e textos em braile, a utilização de materiais com diferenciação tátil, que possibilitem que esses estudantes acessem aos conteúdos biológicos apresentados pelos docentes em slides e livros didáticos. O projeto BIOADAPTADA é coordenado por duas docentes de Biologia do Colégio Pedro II, campus Duque de Caxias (CPII-DC) - RJ, que por possuir um convênio com o Instituto Benjamin Constant, recebe, anualmente, estudantes com DV para a integralização do ensino básico. O BIOADAPTADA surge em 2015 como espaço de produção de materiais didáticos inclusivos de Biologia, rompendo as barreiras metodológicas e instrumentais da acessibilidade, favorecendo os processos de aprendizagem dos estudantes com DV. O biscuit é incorporado como matéria-prima na produção dos materiais didáticos acessíveis pelo projeto em 2020, por possibilitar a produção de modelos tridimensionais, atuando como agente de transformação do conteúdo teórico em concreto. Esse material é interessante por apresentar a possibilidade de ser modelado e texturizado, além da possibilidade de uso conjunto com barbantes, colas e arames, ampliando o rol de texturas. A ampla disponibilidade de cores também proporciona contrastes fundamentais para o uso dos modelos por estudantes com baixa visão. Desde a sua incorporação, já foram produzidos inúmeros materiais didáticos em biscuit, como células, organelas, estruturas vegetais, células sanguíneas, lâminas de microscopia, microrganismos, animais invertebrados, dentre outros. O uso dos modelos tridimensionais em sala de aula tem se mostrado como uma ferramenta importante, possibilitando a participação integral dos estudantes com DV nas aulas práticas e teóricas de Biologia do CPII-DC, agindo assim para a efetiva inclusão desses e de outros estudantes que são favorecidos por essa forma de representação dos conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1248_TB71_07062024144414.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GOMES SANTOS GONCALVES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.goncalves.1@cp2.edu.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A Biologia é uma disciplina imagética, cujas estratégias de ensino estão amplamente amparadas no uso do aparato visual. Assim, a inclusão de estudantes com deficiência visual (DV) nas aulas dessa disciplina exige, além da audiodescrição e textos em braile, a utilização de materiais com diferenciação tátil, que possibilitem que esses estudantes acessem aos conteúdos biológicos apresentados pelos docentes em slides e livros didáticos. O projeto BIOADAPTADA é coordenado por duas docentes de Biologia do Colégio Pedro II, campus Duque de Caxias (CPII-DC) - RJ, que por possuir um convênio com o Instituto Benjamin Constant, recebe, anualmente, estudantes com DV para a integralização do ensino básico. O BIOADAPTADA surge em 2015 como espaço de produção de materiais didáticos inclusivos de Biologia, rompendo as barreiras metodológicas e instrumentais da acessibilidade, favorecendo os processos de aprendizagem dos estudantes com DV. O biscuit é incorporado como matéria-prima na produção dos materiais didáticos acessíveis pelo projeto em 2020, por possibilitar a produção de modelos tridimensionais, atuando como agente de transformação do conteúdo teórico em concreto. Esse material é interessante por apresentar a possibilidade de ser modelado e texturizado, além da possibilidade de uso conjunto com barbantes, colas e arames, ampliando o rol de texturas. A ampla disponibilidade de cores também proporciona contrastes fundamentais para o uso dos modelos por estudantes com baixa visão. Desde a sua incorporação, já foram produzidos inúmeros materiais didáticos em biscuit, como células, organelas, estruturas vegetais, células sanguíneas, lâminas de microscopia, microrganismos, animais invertebrados, dentre outros. O uso dos modelos tridimensionais em sala de aula tem se mostrado como uma ferramenta importante, possibilitando a participação integral dos estudantes com DV nas aulas práticas e teóricas de Biologia do CPII-DC, agindo assim para a efetiva inclusão desses e de outros estudantes que são favorecidos por essa forma de representação dos conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.