A Biologia é uma disciplina imagética, cujas estratégias de ensino estão amplamente amparadas no uso do aparato visual. Assim, a inclusão de estudantes com deficiência visual (DV) nas aulas dessa disciplina exige, além da audiodescrição e textos em braile, a utilização de materiais com diferenciação tátil, que possibilitem que esses estudantes acessem aos conteúdos biológicos apresentados pelos docentes em slides e livros didáticos. O projeto BIOADAPTADA é coordenado por duas docentes de Biologia do Colégio Pedro II, campus Duque de Caxias (CPII-DC) - RJ, que por possuir um convênio com o Instituto Benjamin Constant, recebe, anualmente, estudantes com DV para a integralização do ensino básico. O BIOADAPTADA surge em 2015 como espaço de produção de materiais didáticos inclusivos de Biologia, rompendo as barreiras metodológicas e instrumentais da acessibilidade, favorecendo os processos de aprendizagem dos estudantes com DV. O biscuit é incorporado como matéria-prima na produção dos materiais didáticos acessíveis pelo projeto em 2020, por possibilitar a produção de modelos tridimensionais, atuando como agente de transformação do conteúdo teórico em concreto. Esse material é interessante por apresentar a possibilidade de ser modelado e texturizado, além da possibilidade de uso conjunto com barbantes, colas e arames, ampliando o rol de texturas. A ampla disponibilidade de cores também proporciona contrastes fundamentais para o uso dos modelos por estudantes com baixa visão. Desde a sua incorporação, já foram produzidos inúmeros materiais didáticos em biscuit, como células, organelas, estruturas vegetais, células sanguíneas, lâminas de microscopia, microrganismos, animais invertebrados, dentre outros. O uso dos modelos tridimensionais em sala de aula tem se mostrado como uma ferramenta importante, possibilitando a participação integral dos estudantes com DV nas aulas práticas e teóricas de Biologia do CPII-DC, agindo assim para a efetiva inclusão desses e de outros estudantes que são favorecidos por essa forma de representação dos conteúdos.