O presente estudo está inserido no contexto da tecnologia assistiva e a usabilidade da mesma pelos docentes nas suas práticas cotidianas. No nosso relato de experiência temos como objetivos refletir a usabilidade da tecnologia assistiva por docentes de sala regular e de sala de Atendimento Educacional Especial (AEE), compreendendo assim a usabilidade e os pontos desafiadores dessa relação. Buscamos identificar para os docentes qual a compreensão do termo Tecnologia assistiva e o que usam de recursos nas suas respectivas escolas, os principais desafios comuns que os professores enfrentam ao implementar tecnologia em sala de aula, como também compreender como a tecnologia assistiva ajuda no processo de aprendizagem do aluno e como ocorrem as formações para um melhor aprimoramento dos docentes. O presente relato de experiência teve como fonte de coleta de dados entrevista estruturada, cujo roteiro foi elaborado em conjunto entre os acadêmicos da disciplina de Tecnologia Assistiva: Estratégias e Recursos, do curso de Mestrado Profissional de Educação Inclusiva, PROFEI. Foi utilizada metodologia, segundo as taxonomias de Vergara, quanto aos fins de caráter descritivo, quanto ao local de campo, de natureza qualitativa, sendo realizada através de entrevista estruturada com quatro professores de duas regiões diferentes do Brasil, dois na cidade de Queimadas /PB com a professora do 1º ano e a professora do AEE, da escola João Ferraz e dois em Palmas/TO, um professor de Educação Física e uma professora da primeira fase do ensino fundamental da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré da rede pública Municipal da Cidade de Palmas/TO.