ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS SÍLABAS.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108052 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS SÍLABAS." "resumo" => "Saber ler e escrever é importante para a vida em sociedade, ambos caminham juntos no contexto escolar, mas, é necessário que o professor em sala de aula acompanhe o desenvolvimento de cada criança. Este estudo está fundamentado na história de vida e, na narrativa, que cada um possui, em seu ritmo de aprendizagem, compreendendo de tal maneira o quanto é complexo para cada uma decifrar o código sobre o papel da linguagem na contemporaneidade. Objetiva demonstrar na prática de sala de aula, de uma escola pública, as experiências nas sílabas de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I, nas aulas de reforço para leitura e escrita. O trabalho de pesquisa compreende o funcionamento das aulas de reforço, no segundo horário após o intervalo, com leituras e atividades desenvolvidos para essa clientela. Adotou-se um método de pesquisa quantitativo/qualitativo, com pesquisa de campo em uma escola municipal de Campina Grande, com o apoio teórico de autores como: SOARES; CAPES; TEBEROSKY; FERRERO, dentre outros. Após análise dos dados percebeu-se, o quanto é complexo para uma criança compreender o som das letras, decifrar esse código, e após esse processo, compreender a junção das sílabas, e o que significa, na prática de sala de aula o processo ensino/aprendizagem que demanda tempo, paciência para o desenvolvimento, e principalmente, com o diálogo entre escola/pais, sobre a condição desses alunos em sala de aula, desenvolverem estratégias que contemplem o seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID597_TB70_16022024133057.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA KENED MONTEIRO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Fabiola Kened M" "autor_email" => "fabyolaseria24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108052 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS SÍLABAS." "resumo" => "Saber ler e escrever é importante para a vida em sociedade, ambos caminham juntos no contexto escolar, mas, é necessário que o professor em sala de aula acompanhe o desenvolvimento de cada criança. Este estudo está fundamentado na história de vida e, na narrativa, que cada um possui, em seu ritmo de aprendizagem, compreendendo de tal maneira o quanto é complexo para cada uma decifrar o código sobre o papel da linguagem na contemporaneidade. Objetiva demonstrar na prática de sala de aula, de uma escola pública, as experiências nas sílabas de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I, nas aulas de reforço para leitura e escrita. O trabalho de pesquisa compreende o funcionamento das aulas de reforço, no segundo horário após o intervalo, com leituras e atividades desenvolvidos para essa clientela. Adotou-se um método de pesquisa quantitativo/qualitativo, com pesquisa de campo em uma escola municipal de Campina Grande, com o apoio teórico de autores como: SOARES; CAPES; TEBEROSKY; FERRERO, dentre outros. Após análise dos dados percebeu-se, o quanto é complexo para uma criança compreender o som das letras, decifrar esse código, e após esse processo, compreender a junção das sílabas, e o que significa, na prática de sala de aula o processo ensino/aprendizagem que demanda tempo, paciência para o desenvolvimento, e principalmente, com o diálogo entre escola/pais, sobre a condição desses alunos em sala de aula, desenvolverem estratégias que contemplem o seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID597_TB70_16022024133057.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA KENED MONTEIRO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Fabiola Kened M" "autor_email" => "fabyolaseria24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }