Saber ler e escrever é importante para a vida em sociedade, ambos caminham juntos no contexto escolar, mas, é necessário que o professor em sala de aula acompanhe o desenvolvimento de cada criança. Este estudo está fundamentado na história de vida e, na narrativa, que cada um possui, em seu ritmo de aprendizagem, compreendendo de tal maneira o quanto é complexo para cada uma decifrar o código sobre o papel da linguagem na contemporaneidade. Objetiva demonstrar na prática de sala de aula, de uma escola pública, as experiências nas sílabas de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I, nas aulas de reforço para leitura e escrita. O trabalho de pesquisa compreende o funcionamento das aulas de reforço, no segundo horário após o intervalo, com leituras e atividades desenvolvidos para essa clientela. Adotou-se um método de pesquisa quantitativo/qualitativo, com pesquisa de campo em uma escola municipal de Campina Grande, com o apoio teórico de autores como: SOARES; CAPES; TEBEROSKY; FERRERO, dentre outros. Após análise dos dados percebeu-se, o quanto é complexo para uma criança compreender o som das letras, decifrar esse código, e após esse processo, compreender a junção das sílabas, e o que significa, na prática de sala de aula o processo ensino/aprendizagem que demanda tempo, paciência para o desenvolvimento, e principalmente, com o diálogo entre escola/pais, sobre a condição desses alunos em sala de aula, desenvolverem estratégias que contemplem o seu processo de aprendizagem.