Este trabalho propõe uma abordagem inclusiva para o ensino de proporção no Ensino Fundamental, fundamentada em aspectos teóricos da Educação Matemática e da Inclusão Educacional. O trabalho foi pensado após os autores reconhecerem as dificuldades dos alunos em compreender a noção de proporção, principalmente quando lidam com situações envolvendo a tomada de decisões em situações financeiras no cotidiano. Em relação aos alunos com deficiência, entende-se que é necessário o desenvolvimento de atividades que promovam o engajamento e a participação ativa para a construção do conhecimento. Nesse contexto, foi elaborada uma sequência didática utilizando ferramentas digitais como Telegram e Padlet, visando promover uma aprendizagem colaborativa e acessível, especialmente para alunos com deficiência visual e auditiva. O objetivo é criar um ambiente de ensino inclusivo, onde todos os alunos possam compreender e aplicar o conceito de proporção em diferentes situações do cotidiano. As atividades foram pensadas para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, totalizando cinco aulas, envolvendo a aplicação do conceito na resolução de problemas no contexto dos alunos. Os resultados esperados englobam não apenas o desenvolvimento de uma compreensão mais significativa do conceito de proporção, mas também a inclusão e motivação dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, espera-se que os professores realizem uma avaliação de sua prática pedagógica, identificando pontos positivos e aspectos a serem aperfeiçoados em futuras aplicações.