CHACOTAS RELACIONADAS À APARÊNCIA EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS E TRANTORNOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108531 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 721 "inscrito_id" => 3252 "titulo" => "CHACOTAS RELACIONADAS À APARÊNCIA EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS E TRANTORNOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Chacotas pela aparência são situações que adolescentes enfrentam em contextos familiares, escolares e sociais. As chacotas são atos de provocações por atributos corporais que, não necessariamente, têm a intenção de ferir o outro. Quando isso acontece em fases específicas como a adolescência, por exemplo, seus efeitos podem afetar psicologicamente o adolescente, pois é uma fase de intensas transformações corporais. Nesse sentido, as chacotas podem impactar diretamente o desenvolvimento da imagem corporal, desencadeando vergonha e insatisfação corporal. Quando essas provocações se intensificam e se dão em diferentes âmbitos (sociais e familiares), quadros como depressão e ansiedade podem se instaurar. No entanto, pesquisas relacionadas a essa temática ainda são escassas, em específico em adolescentes com deficiências e/ou transtornos psíquicos. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo buscar na literatura trabalhos sobre chacotas direcionadas à aparência corporal, para um conhecimento do estado da arte dessa temática. Este estudo configura-se como uma revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados Scopus, PsycInfo e Web of Science. Foram incluídos 22 artigos identificados através dos descritores ("body image" OR "body sham*" OR "appearance teasing" OR teasing OR bullying OR cyberbullying OR trolling OR "fat shaming" OR "provocations by appearance" OR "insults based on appearance" ) AND ( disabilit* OR impairment OR deficienc* ) AND (adolescen* OR teenagers OR students OR youth ). Como resultado foi identificado que adolescentes são grupos de risco para serem vítimas de provocações relacionadas à aparência corporal, desencadeando efeitos prejudiciais no desenvolvimento de uma imagem corporal positiva, comprometendo a saúde mental dessa população e, consequentemente, sua inclusão nos âmbitos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3252_TB721_27052024103245.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTA QUINTANILHA" "autor_nome_curto" => "Augusta Quintan" "autor_email" => "augustapsic@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108531 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 721 "inscrito_id" => 3252 "titulo" => "CHACOTAS RELACIONADAS À APARÊNCIA EM ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS E TRANTORNOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Chacotas pela aparência são situações que adolescentes enfrentam em contextos familiares, escolares e sociais. As chacotas são atos de provocações por atributos corporais que, não necessariamente, têm a intenção de ferir o outro. Quando isso acontece em fases específicas como a adolescência, por exemplo, seus efeitos podem afetar psicologicamente o adolescente, pois é uma fase de intensas transformações corporais. Nesse sentido, as chacotas podem impactar diretamente o desenvolvimento da imagem corporal, desencadeando vergonha e insatisfação corporal. Quando essas provocações se intensificam e se dão em diferentes âmbitos (sociais e familiares), quadros como depressão e ansiedade podem se instaurar. No entanto, pesquisas relacionadas a essa temática ainda são escassas, em específico em adolescentes com deficiências e/ou transtornos psíquicos. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo buscar na literatura trabalhos sobre chacotas direcionadas à aparência corporal, para um conhecimento do estado da arte dessa temática. Este estudo configura-se como uma revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados Scopus, PsycInfo e Web of Science. Foram incluídos 22 artigos identificados através dos descritores ("body image" OR "body sham*" OR "appearance teasing" OR teasing OR bullying OR cyberbullying OR trolling OR "fat shaming" OR "provocations by appearance" OR "insults based on appearance" ) AND ( disabilit* OR impairment OR deficienc* ) AND (adolescen* OR teenagers OR students OR youth ). Como resultado foi identificado que adolescentes são grupos de risco para serem vítimas de provocações relacionadas à aparência corporal, desencadeando efeitos prejudiciais no desenvolvimento de uma imagem corporal positiva, comprometendo a saúde mental dessa população e, consequentemente, sua inclusão nos âmbitos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3252_TB721_27052024103245.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTA QUINTANILHA" "autor_nome_curto" => "Augusta Quintan" "autor_email" => "augustapsic@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }