Construir uma educação inclusiva que de fato forneça aos estudantes práticas pedagógicas que estimulem o seu desenvolvimento tem se mostrado ainda um desafio para os professores. Desta forma, o presente trabalho teve como objeto de estudo a construção de práticas que favoreçam uma educação inclusiva na rede pública de Garanhuns, município localizado no agreste meridional do estado de Pernambuco. Desta forma o objetivo central foi analisar, através de respostas dos docentes a um questionário, quais suas maiores dificuldades encontradas nesse caminho de construção. A opção metodológica enquadrou-se em pesquisa de viés quali-quantitativo, que combinou dados coletados a partir da aplicação de um questionário on-line para todos os professores da rede, bem como em rodas de conversa ocorridas durante períodos de visitação da supervisão educacional as instituições. Observou -se que em sua grande maioria, os profissionais não tiveram em sua formação inicial quantidade significativa de disciplinas que abordassem o tema, porém não atribuem a este ponto suas maiores dificuldades, e sim a fatores que envolvem a sua prática pedagógica, tais como adaptação curricular e adequação de atividades pedagógicas condizentes com a necessidade do estudante. Fatores estes que necessitam de processos de formação continuada para o favorecimento da construção de práticas efetivas dentro do processo de inclusão.