DIFICULDADES NO CAMINHO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DO MUNICIPIO DE GARANHUNS, NO AGRESTE PERNAMBUCANO.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108526 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 656 "titulo" => "DIFICULDADES NO CAMINHO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DO MUNICIPIO DE GARANHUNS, NO AGRESTE PERNAMBUCANO." "resumo" => "Construir uma educação inclusiva que de fato forneça aos estudantes práticas pedagógicas que estimulem o seu desenvolvimento tem se mostrado ainda um desafio para os professores. Desta forma, o presente trabalho teve como objeto de estudo a construção de práticas que favoreçam uma educação inclusiva na rede pública de Garanhuns, município localizado no agreste meridional do estado de Pernambuco. Desta forma o objetivo central foi analisar, através de respostas dos docentes a um questionário, quais suas maiores dificuldades encontradas nesse caminho de construção. A opção metodológica enquadrou-se em pesquisa de viés quali-quantitativo, que combinou dados coletados a partir da aplicação de um questionário on-line para todos os professores da rede, bem como em rodas de conversa ocorridas durante períodos de visitação da supervisão educacional as instituições. Observou -se que em sua grande maioria, os profissionais não tiveram em sua formação inicial quantidade significativa de disciplinas que abordassem o tema, porém não atribuem a este ponto suas maiores dificuldades, e sim a fatores que envolvem a sua prática pedagógica, tais como adaptação curricular e adequação de atividades pedagógicas condizentes com a necessidade do estudante. Fatores estes que necessitam de processos de formação continuada para o favorecimento da construção de práticas efetivas dentro do processo de inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID656_TB714_24042024093818.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDA LETÍCIA BEZERRA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "MAGDA" "autor_email" => "magda_leticia@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108526 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 656 "titulo" => "DIFICULDADES NO CAMINHO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DO MUNICIPIO DE GARANHUNS, NO AGRESTE PERNAMBUCANO." "resumo" => "Construir uma educação inclusiva que de fato forneça aos estudantes práticas pedagógicas que estimulem o seu desenvolvimento tem se mostrado ainda um desafio para os professores. Desta forma, o presente trabalho teve como objeto de estudo a construção de práticas que favoreçam uma educação inclusiva na rede pública de Garanhuns, município localizado no agreste meridional do estado de Pernambuco. Desta forma o objetivo central foi analisar, através de respostas dos docentes a um questionário, quais suas maiores dificuldades encontradas nesse caminho de construção. A opção metodológica enquadrou-se em pesquisa de viés quali-quantitativo, que combinou dados coletados a partir da aplicação de um questionário on-line para todos os professores da rede, bem como em rodas de conversa ocorridas durante períodos de visitação da supervisão educacional as instituições. Observou -se que em sua grande maioria, os profissionais não tiveram em sua formação inicial quantidade significativa de disciplinas que abordassem o tema, porém não atribuem a este ponto suas maiores dificuldades, e sim a fatores que envolvem a sua prática pedagógica, tais como adaptação curricular e adequação de atividades pedagógicas condizentes com a necessidade do estudante. Fatores estes que necessitam de processos de formação continuada para o favorecimento da construção de práticas efetivas dentro do processo de inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID656_TB714_24042024093818.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDA LETÍCIA BEZERRA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "MAGDA" "autor_email" => "magda_leticia@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }