Este artigo discute a atuação do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O texto analisa a relação entre biblioteca e acessibilidade, tecendo um relato histórico acerca da implantação do Laboratório de Acessibilidade. O texto apresenta um estudo dentro da abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, baseado em levantamento teórico e histórico. O Laboratório de Acessibilidade foi criado em 2011 por meio de parceria entre a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e a Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Para a implantação do Laboratório de Acessibilidade ocorreu um redimensionamento do espaço físico e adaptações arquitetônicas da BCZM, cujos recursos foram provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), representando de forma tímida, os primeiros passos de implementação da acessibilidade para pessoa com deficiência na UFRN. O Laboratório de Acessibilidade é parte integrante do setor da Coordenadoria de Apoio ao Usuário da Biblioteca Central Zila Mamede, responsável por produzir material informacional em diferentes formatos acessíveis e orientar e capacitar os usuários na utilização das tecnologias assistivas. O Laboratório segue as diretrizes administrativas da BCZM e técnico-financeiro da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) antiga Comissão Permanente de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Portanto, o referido Laboratório trabalha em prol de de garantir acessibilidade à informação e aos conteúdos didáticos necessários à formação acadêmica de pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no âmbito da UFRN.