O PAPEL DO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA BIBLIOTECA ZILA MAMEDE/UFRN
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108635 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 879 "inscrito_id" => 3341 "titulo" => "O PAPEL DO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA BIBLIOTECA ZILA MAMEDE/UFRN" "resumo" => "Este artigo discute a atuação do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O texto analisa a relação entre biblioteca e acessibilidade, tecendo um relato histórico acerca da implantação do Laboratório de Acessibilidade. O texto apresenta um estudo dentro da abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, baseado em levantamento teórico e histórico. O Laboratório de Acessibilidade foi criado em 2011 por meio de parceria entre a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e a Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Para a implantação do Laboratório de Acessibilidade ocorreu um redimensionamento do espaço físico e adaptações arquitetônicas da BCZM, cujos recursos foram provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), representando de forma tímida, os primeiros passos de implementação da acessibilidade para pessoa com deficiência na UFRN. O Laboratório de Acessibilidade é parte integrante do setor da Coordenadoria de Apoio ao Usuário da Biblioteca Central Zila Mamede, responsável por produzir material informacional em diferentes formatos acessíveis e orientar e capacitar os usuários na utilização das tecnologias assistivas. O Laboratório segue as diretrizes administrativas da BCZM e técnico-financeiro da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) antiga Comissão Permanente de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Portanto, o referido Laboratório trabalha em prol de de garantir acessibilidade à informação e aos conteúdos didáticos necessários à formação acadêmica de pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no âmbito da UFRN." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3341_TB879_26052024230542.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "JULIE" "autor_email" => "juliidalia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108635 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 879 "inscrito_id" => 3341 "titulo" => "O PAPEL DO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA BIBLIOTECA ZILA MAMEDE/UFRN" "resumo" => "Este artigo discute a atuação do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O texto analisa a relação entre biblioteca e acessibilidade, tecendo um relato histórico acerca da implantação do Laboratório de Acessibilidade. O texto apresenta um estudo dentro da abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, baseado em levantamento teórico e histórico. O Laboratório de Acessibilidade foi criado em 2011 por meio de parceria entre a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e a Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Para a implantação do Laboratório de Acessibilidade ocorreu um redimensionamento do espaço físico e adaptações arquitetônicas da BCZM, cujos recursos foram provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), representando de forma tímida, os primeiros passos de implementação da acessibilidade para pessoa com deficiência na UFRN. O Laboratório de Acessibilidade é parte integrante do setor da Coordenadoria de Apoio ao Usuário da Biblioteca Central Zila Mamede, responsável por produzir material informacional em diferentes formatos acessíveis e orientar e capacitar os usuários na utilização das tecnologias assistivas. O Laboratório segue as diretrizes administrativas da BCZM e técnico-financeiro da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) antiga Comissão Permanente de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Portanto, o referido Laboratório trabalha em prol de de garantir acessibilidade à informação e aos conteúdos didáticos necessários à formação acadêmica de pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no âmbito da UFRN." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3341_TB879_26052024230542.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "JULIE" "autor_email" => "juliidalia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }