A pandemia, assim como diversas mudanças que ocorrem em nossa sociedade atual, demonstra sempre consequências e causalidades por se apresentarem como condições atípicas que não estão no nosso campo visionário, embora influenciem na forma em que vivemos e iremos viver. Uma das principais influências dessa grande mudança foi relacionada com as disposições socioemocionais, visto que, houve aumento significante de transtornos psicológicos em adolescentes no cenário pós-pandêmico. Ademais, a Educação Emocional começou sua evidência recentemente, principalmente devido a questões relacionadas com o desenvolvimento integral dos estudantes, que não eram priorizados em contextos escolares mais tradicionais pautados em uma educação antiemocional, geridas por uma pedagogia opressora. A partir disso houve aumento de evasão escolar e de quadros clínicos de transtornos psicológicos como a ansiedade. Esse transtorno é desenvolvido por fatores hereditários ou ambientais que muitas vezes se desenvolve pelo início de atividades sociais, no qual o de muitas crianças acontece na escola. Desse modo, este ensaio científico objetiva desenvolver uma narrativa demonstrando o uso do mindfulness para adolescentes com ansiedade. Com isso, busca-se exibir esse método como uma ferramenta da educação emocional promovendo a inclusão destes indivíduos no contexto escolar. Conclui-se, portanto, que o Mindfulness se apresenta como uma técnica de atenção consciente e presente promovendo o experimento de si e de sua relação com percepções e relações externas, além de estar atrelada a diversas habilidades relacionadas com o processo de aprendizagem. Ainda, essa prática possui diversas funções relacionadas com regulação e equilíbrio de emoções, o que pode ser atrelado diretamente com a competência da Inteligência Emocional desenvolvida por diversos autores como grandes aliados do processo de ensino e aprendizagem e do convívio social.