À medida que a conscientização sobre educação inclusiva cresce, precisamos ter em mente que segundo o IBGE(2023) 18,6 milhões de indivíduos da nossa população, atualmente é constituída por pessoas com deficiência. Dentre estas, 10,3% encontram-se na Região Nordeste, o que nos leva ao compromisso de fomentar intervenções para suprir as necessidades desta parcela da população. Neste cenário, um importante instrumento para intervenções é o Centro de Apoio Educacional Multidisciplinar Professora Nívea Cléa Ramos Galindo, instituído na cidade de Afogados da Ingazeira - PE, onde atende crianças e adolescentes da rede municipal de ensino que possuem deficiências, necessidades educativas especiais, algum tipo de transtorno de aprendizagem, altas habilidades ou superdotação. O presente trabalho busca analisar o papel, oportunidades e desafios da implementação das ações desenvolvidas no centro de apoio educacional multidisciplinar na educação inclusiva do município. O presente estudo foi desenvolvido dentro de uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa do tipo estudo de caso, com um recorte temporal voltado para o segundo semestre de 2023, com base numa revisão bibliográfica de textos de autores com nomes relevantes, a exemplo de: Hehir, T.; et al. (2020); Marinho, C. C. (2020); Guijarro, M. R. B. (2005); entre outros. À medida que concluímos esta investigação sobre as ações do centro de apoio educacional multidisciplinar e seu papel, oportunidades e desafios na educação inclusiva, evidencia-se que os benefícios superam os desafios, desde a consolidação do senso de pertencimento dos alunos até o estímulo da empatia e da compreensão entre os discentes. Disponibilizando ambientes de aprendizagem e profissionais capacitados que atendem às múltiplas necessidades dos discentes, capacitando-os a alcançarem seu pleno potencial e consequentemente investindo em infraestrutura e recursos que proporcionam e fortalecem a educação especial na perspectiva inclusiva, construindo um legado de oportunidades, equidade e igualdade.