Na contemporaneidade da educação brasileira, os altos índices de matrículas de pessoas com deficiência na educação superior vem aumentando gradativamente. Para além do acesso, deve-se pensar em possibilidades pedagógicas que efetivem sua permanência com protagonismo. No entanto, sabemos que a inclusão é tanto para os discentes quanto para os docentes um desafio. O presente trabalho discutirá acerca da inclusão e da acessibilidade na educação superior, tendo como objetivo apresentar a concepção dos jovens com deficiência acerca da sua participação na educação superior. Como referencial teórico, abordaremos Sassaki (1997), Diniz (2007), Martin et al. (2019), Molina (2021) e Oliveira (2023) que tratam sobre inclusão, acessibilidade e protagonismo de pessoas com deficiência na Educação Superior. O percurso metodológico, dar-se-á através de um questionário online na plataforma Google Forms, buscando compreender, através dos discursos dos próprios discentes com deficiência, os desafios para seu protagonismo, apoiados em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que apesar do significativo avanço do marco regulatório brasileiro, inúmeros são os entraves que impedem um percurso educacional com plenas condições de participação nas diversas atividades disponíveis no contexto universitário. Com essa pesquisa esperamos evidenciar as condições de participação de discentes com deficiência na Educação Superior, com o propósito de suscitar pesquisas e ações que corroborem para a minimização de barreiras tão presentes para as pessoas com deficiência na Universidade brasileira.