A embriologia é uma disciplina conhecidamente repleta de termos e processos complexos, tornando o processo de ensino-aprendizagem especialmente desafiador para docentes e estudantes nos diferentes níveis acadêmicos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 enfatiza que a educação de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais precisa ocorrer, preferencialmente, em turmas e instituições da rede regular de ensino. A expansão das matrículas de alunos com necessidades especiais na educação básica, acarretou, nos últimos tempos, um expressivo aumento do quantitativo destes estudantes também no ensino superior. No IFRJ- campus Rio de Janeiro, a embriologia é uma disciplina ministrada no ensino técnico e no ensino superior nos cursos de biotecnologia e ciências biológicas. O objetivo deste trabalho foi analisar e estudar as particularidades de educandos assistidos pelo CONAPNE através da vivência da rotina do setor de modo a construir uma proposta prática de ensino inclusivo de embriologia que se adequasse a diferentes necessidades específicas de alunos em acompanhamento. Como fruto desta experiência imersiva de observação e pesquisa foi elaborada e confeccionada uma coleção didática de mapas mentais em formato de jogos para o estudo de conteúdos relacionados aos sistemas reprodutores humanos. O material produzido passou por aplicação e validação dentro no núcleo. Os resultados da aplicação foram bastante positivos durante o processo de ensino aprendizagem de embriologia. O produto educacional se mostrou um instrumento facilitador durante a jornada de assimilação e compreensão dos tópicos trabalhados nos assuntos relacionados à morfologia e fisiologia dos sistemas reprodutores, se revelando como uma ferramenta bastante promissora para o ensino inclusivo de embriologia.