Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A REALIDADE DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108292
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 2678
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A REALIDADE DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS"
    "resumo" => "Este artigo busca relatar a experiência da ação formativa, com oficina, oferecida para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Lagoa de Dentro-PB. Durante a Jornada Pedagógica do corrente ano, o município citado, provocou reflexões e práticas acerca da política de inclusão e das ações desenvolvidas pelos docentes. Como metodologia, para atender às perspectivas desse encontro, as formadoras, desenvolveram oficina com os professores a partir de relatos das suas experiências no âmbito da Educação Inclusiva. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, este trabalho conta com as contribuições teóricas de Mantoan e Lunuti (2022), Brasil (1900,2015), Larrosa (2019), Tardif (2012), entre outros. Ouvir os professores é instigá-los a ressignificar-se por meio de alternativas que contribuam com práticas mais inclusivas, ofertando novos sentidos a um cotidiano escolar cada vez mais diverso. Sendo assim, as oficinas tiveram os relatos dos professores como um dos instrumentos capazes de impulsiona-los a contribuir uns com os outros por meio da “partilha sensível” de saberes. Além disso, foi possível, evidenciar superações e dificuldades no âmbito escolar a partir dos diálogos e provocações. Com o propósito de interferir significativante na aprendizagem dos estudantes, discutiu-se a política de inclusão e as práticas docentes desenvolvidas. Com isso, percebeu-se a necessidade de investir na formação dos professores, criando espaços de discussão e exposição das suas ideias e experiências, a fim de construir novos parâmetros para práticas escolares mais inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2678_TB386_23042024154501.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNÊS BARBOSA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WAGNÊS ARAUJO"
    "autor_email" => "wagnesdeisearaujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108292
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 2678
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A REALIDADE DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS"
    "resumo" => "Este artigo busca relatar a experiência da ação formativa, com oficina, oferecida para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Lagoa de Dentro-PB. Durante a Jornada Pedagógica do corrente ano, o município citado, provocou reflexões e práticas acerca da política de inclusão e das ações desenvolvidas pelos docentes. Como metodologia, para atender às perspectivas desse encontro, as formadoras, desenvolveram oficina com os professores a partir de relatos das suas experiências no âmbito da Educação Inclusiva. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, este trabalho conta com as contribuições teóricas de Mantoan e Lunuti (2022), Brasil (1900,2015), Larrosa (2019), Tardif (2012), entre outros. Ouvir os professores é instigá-los a ressignificar-se por meio de alternativas que contribuam com práticas mais inclusivas, ofertando novos sentidos a um cotidiano escolar cada vez mais diverso. Sendo assim, as oficinas tiveram os relatos dos professores como um dos instrumentos capazes de impulsiona-los a contribuir uns com os outros por meio da “partilha sensível” de saberes. Além disso, foi possível, evidenciar superações e dificuldades no âmbito escolar a partir dos diálogos e provocações. Com o propósito de interferir significativante na aprendizagem dos estudantes, discutiu-se a política de inclusão e as práticas docentes desenvolvidas. Com isso, percebeu-se a necessidade de investir na formação dos professores, criando espaços de discussão e exposição das suas ideias e experiências, a fim de construir novos parâmetros para práticas escolares mais inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2678_TB386_23042024154501.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNÊS BARBOSA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WAGNÊS ARAUJO"
    "autor_email" => "wagnesdeisearaujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este artigo busca relatar a experiência da ação formativa, com oficina, oferecida para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Lagoa de Dentro-PB. Durante a Jornada Pedagógica do corrente ano, o município citado, provocou reflexões e práticas acerca da política de inclusão e das ações desenvolvidas pelos docentes. Como metodologia, para atender às perspectivas desse encontro, as formadoras, desenvolveram oficina com os professores a partir de relatos das suas experiências no âmbito da Educação Inclusiva. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, este trabalho conta com as contribuições teóricas de Mantoan e Lunuti (2022), Brasil (1900,2015), Larrosa (2019), Tardif (2012), entre outros. Ouvir os professores é instigá-los a ressignificar-se por meio de alternativas que contribuam com práticas mais inclusivas, ofertando novos sentidos a um cotidiano escolar cada vez mais diverso. Sendo assim, as oficinas tiveram os relatos dos professores como um dos instrumentos capazes de impulsiona-los a contribuir uns com os outros por meio da “partilha sensível” de saberes. Além disso, foi possível, evidenciar superações e dificuldades no âmbito escolar a partir dos diálogos e provocações. Com o propósito de interferir significativante na aprendizagem dos estudantes, discutiu-se a política de inclusão e as práticas docentes desenvolvidas. Com isso, percebeu-se a necessidade de investir na formação dos professores, criando espaços de discussão e exposição das suas ideias e experiências, a fim de construir novos parâmetros para práticas escolares mais inclusivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.