Este artigo busca relatar a experiência da ação formativa, com oficina, oferecida para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Lagoa de Dentro-PB. Durante a Jornada Pedagógica do corrente ano, o município citado, provocou reflexões e práticas acerca da política de inclusão e das ações desenvolvidas pelos docentes. Como metodologia, para atender às perspectivas desse encontro, as formadoras, desenvolveram oficina com os professores a partir de relatos das suas experiências no âmbito da Educação Inclusiva. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, este trabalho conta com as contribuições teóricas de Mantoan e Lunuti (2022), Brasil (1900,2015), Larrosa (2019), Tardif (2012), entre outros. Ouvir os professores é instigá-los a ressignificar-se por meio de alternativas que contribuam com práticas mais inclusivas, ofertando novos sentidos a um cotidiano escolar cada vez mais diverso. Sendo assim, as oficinas tiveram os relatos dos professores como um dos instrumentos capazes de impulsiona-los a contribuir uns com os outros por meio da “partilha sensível” de saberes. Além disso, foi possível, evidenciar superações e dificuldades no âmbito escolar a partir dos diálogos e provocações. Com o propósito de interferir significativante na aprendizagem dos estudantes, discutiu-se a política de inclusão e as práticas docentes desenvolvidas. Com isso, percebeu-se a necessidade de investir na formação dos professores, criando espaços de discussão e exposição das suas ideias e experiências, a fim de construir novos parâmetros para práticas escolares mais inclusivas.