Este artigo aborda o recorte da dissertação de mestrado em desenvolvimento, que trata das práticas curriculares na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa realizada até o momento inclui uma revisão literária com o objetivo de embasar as áreas teóricas relacionadas ao conceito de TEA e à flexibilização curricular na escolarização desse público-alvo. O TEA é um conjunto de condições neurológicas que afetam o desenvolvimento do cérebro, resultando em padrões de comportamento social, de comunicação e de interesses restritos e repetitivos. As características do TEA podem variar significativamente de pessoa para pessoa, daí o termo "espectro". Algumas pessoas com TEA têm dificuldades significativas na comunicação e no comportamento, enquanto outras podem ter habilidades excepcionais em áreas específicas. No contexto escolar, crianças com autismo frequentemente enfrentam dificuldades de adaptação e interação, muitas vezes devido às práticas educacionais pouco eficazes. O objetivo deste artigo é compreender e identificar estratégias de flexibilização curricular eficazes para alunos com TEA, visando promover práticas educacionais mais inclusivas e adaptadas às suas necessidades. Por meio de uma abordagem bibliográfica e qualitativa, serão exploradas as características do espectro autista e os conceitos relacionados à flexibilização curricular, considerando a subjetividade como parte integrante desse estudo.