Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 16 - Deficiência intelectual na perspectiva inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108094
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 303
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA"
    "resumo" => "A Constituição Federal Brasileira de 1988 defende a escola inclusiva, pois a educação é um direito de todos. Nessa perspectiva, propõe-se investigar a contribuição do uso de estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores com foco no aluno deficiente intelectual (DI) em sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta pesquisa pauta-se nos princípios constitucionais, nos dados do Censo Demográfico do IBGE (2010), na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1984) e em pesquisadores que destacam a importância do Desenho Universal da Aprendizagem e do Ensino Colaborativo nas escolas. Este estudo é uma revisão de literatura na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), para investigar pesquisas surgidas após a última atualização da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018), assim, optou-se pelas publicações dos últimos cinco anos 2019 a 2023, usando as palavras-chave: educação inclusiva, estratégias de ensino-aprendizagem e deficiência intelectual. O estudo recuperou 29 pesquisas (22 dissertações e 7 teses) e 10 dissertações foram selecionadas e lidas integralmente, pois referem-se diretamente ao processo de ensino-aprendizagem com alunos DI. Como resultados, foram identificados: título, autor, ano, objetivos e resultados dos estudos incluídos; observou-se a contribuição das estratégias de ensino-aprendizagem e justificou-se a importância de tais procedimentos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes DI. Dessa forma, é possível afirmar que o uso de tais métodos contribui significativamente para a aprendizagem dos alunos DI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16 - Deficiência intelectual na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID303_TB124_24052024162625.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN DOS SANTOS CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN"
    "autor_email" => "suellensscruz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108094
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 303
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA"
    "resumo" => "A Constituição Federal Brasileira de 1988 defende a escola inclusiva, pois a educação é um direito de todos. Nessa perspectiva, propõe-se investigar a contribuição do uso de estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores com foco no aluno deficiente intelectual (DI) em sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta pesquisa pauta-se nos princípios constitucionais, nos dados do Censo Demográfico do IBGE (2010), na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1984) e em pesquisadores que destacam a importância do Desenho Universal da Aprendizagem e do Ensino Colaborativo nas escolas. Este estudo é uma revisão de literatura na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), para investigar pesquisas surgidas após a última atualização da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018), assim, optou-se pelas publicações dos últimos cinco anos 2019 a 2023, usando as palavras-chave: educação inclusiva, estratégias de ensino-aprendizagem e deficiência intelectual. O estudo recuperou 29 pesquisas (22 dissertações e 7 teses) e 10 dissertações foram selecionadas e lidas integralmente, pois referem-se diretamente ao processo de ensino-aprendizagem com alunos DI. Como resultados, foram identificados: título, autor, ano, objetivos e resultados dos estudos incluídos; observou-se a contribuição das estratégias de ensino-aprendizagem e justificou-se a importância de tais procedimentos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes DI. Dessa forma, é possível afirmar que o uso de tais métodos contribui significativamente para a aprendizagem dos alunos DI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16 - Deficiência intelectual na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID303_TB124_24052024162625.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN DOS SANTOS CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN"
    "autor_email" => "suellensscruz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A Constituição Federal Brasileira de 1988 defende a escola inclusiva, pois a educação é um direito de todos. Nessa perspectiva, propõe-se investigar a contribuição do uso de estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores com foco no aluno deficiente intelectual (DI) em sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta pesquisa pauta-se nos princípios constitucionais, nos dados do Censo Demográfico do IBGE (2010), na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1984) e em pesquisadores que destacam a importância do Desenho Universal da Aprendizagem e do Ensino Colaborativo nas escolas. Este estudo é uma revisão de literatura na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), para investigar pesquisas surgidas após a última atualização da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018), assim, optou-se pelas publicações dos últimos cinco anos 2019 a 2023, usando as palavras-chave: educação inclusiva, estratégias de ensino-aprendizagem e deficiência intelectual. O estudo recuperou 29 pesquisas (22 dissertações e 7 teses) e 10 dissertações foram selecionadas e lidas integralmente, pois referem-se diretamente ao processo de ensino-aprendizagem com alunos DI. Como resultados, foram identificados: título, autor, ano, objetivos e resultados dos estudos incluídos; observou-se a contribuição das estratégias de ensino-aprendizagem e justificou-se a importância de tais procedimentos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes DI. Dessa forma, é possível afirmar que o uso de tais métodos contribui significativamente para a aprendizagem dos alunos DI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.