A Constituição Federal Brasileira de 1988 defende a escola inclusiva, pois a educação é um direito de todos. Nessa perspectiva, propõe-se investigar a contribuição do uso de estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores com foco no aluno deficiente intelectual (DI) em sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta pesquisa pauta-se nos princípios constitucionais, nos dados do Censo Demográfico do IBGE (2010), na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1984) e em pesquisadores que destacam a importância do Desenho Universal da Aprendizagem e do Ensino Colaborativo nas escolas. Este estudo é uma revisão de literatura na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), para investigar pesquisas surgidas após a última atualização da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018), assim, optou-se pelas publicações dos últimos cinco anos 2019 a 2023, usando as palavras-chave: educação inclusiva, estratégias de ensino-aprendizagem e deficiência intelectual. O estudo recuperou 29 pesquisas (22 dissertações e 7 teses) e 10 dissertações foram selecionadas e lidas integralmente, pois referem-se diretamente ao processo de ensino-aprendizagem com alunos DI. Como resultados, foram identificados: título, autor, ano, objetivos e resultados dos estudos incluídos; observou-se a contribuição das estratégias de ensino-aprendizagem e justificou-se a importância de tais procedimentos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes DI. Dessa forma, é possível afirmar que o uso de tais métodos contribui significativamente para a aprendizagem dos alunos DI.