DA EXCLUSÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A JORNADA HISTÓRICA DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108148 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 470 "titulo" => "DA EXCLUSÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A JORNADA HISTÓRICA DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Este artigo visa examinar a transformação da educação de surdos ao longo da história, destacando a jornada, desde períodos de exclusão até a conquista de uma educação mais inclusiva. Inicialmente marginalizados, falta de compreensão e apoio, os surdos enfrentaram uma história de segregação educacional com experiências marcantes, Congresso de Milão em 1880, que proibiu o uso da língua de sinais nas escolas. Com o tempo, a conscientização cresceu e as políticas educacionais começaram a evoluir. As mudanças com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, foram marcos importantes na promoção da educação inclusiva. Essas políticas alteraram as perspectivas da sociedade, moldaram a formação de professores e passou a demandar uma abordagem centrada no aluno, com foco nas necessidades e capacidades individuais dos alunos surdos. A formação de professores evoluiu saindo das necessidades dos alunos surdos para uma capacitação mais abrangente. Estas estão direcionadas à compreensão da linguagem de sinais, estratégias adaptativas de ensino e a integração eficaz de tecnologias que auxiliam na aprendizagem e comunicação. O referencial teórico-metodológico, definiu-se do tipo exploratória, com abordagem qualitativa e bibliográfica está ancorado em Nóvoa (1991), Freire (1991) e Mello (1994), para identificação de que o caminho é a formação continuada. Os resultados sinalizaram para compreensão: [i] da revolução tecnológica que desempenhou um papel fundamental na promoção da inclusão”, através da inserção (novas tecnologias/recursos audiovisuais/plataformas de aprendizagem online/aplicativos de tradução de língua de sinais), que se tornaram ferramentas essenciais na educação de surdos; [ii] a formação de professores engloba o domínio e a aplicação eficaz dessas tecnologias, aprimorando a qualidade do ensino/interação entre professores/alunos surdos; [iii] os desafios persistem e devem ser marcados pela colaboração entre todos os setores da sociedade para que possamos avançar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID470_TB192_04032024232619.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS" "autor_nome_curto" => "Karoline Souto" "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108148 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 470 "titulo" => "DA EXCLUSÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A JORNADA HISTÓRICA DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Este artigo visa examinar a transformação da educação de surdos ao longo da história, destacando a jornada, desde períodos de exclusão até a conquista de uma educação mais inclusiva. Inicialmente marginalizados, falta de compreensão e apoio, os surdos enfrentaram uma história de segregação educacional com experiências marcantes, Congresso de Milão em 1880, que proibiu o uso da língua de sinais nas escolas. Com o tempo, a conscientização cresceu e as políticas educacionais começaram a evoluir. As mudanças com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, foram marcos importantes na promoção da educação inclusiva. Essas políticas alteraram as perspectivas da sociedade, moldaram a formação de professores e passou a demandar uma abordagem centrada no aluno, com foco nas necessidades e capacidades individuais dos alunos surdos. A formação de professores evoluiu saindo das necessidades dos alunos surdos para uma capacitação mais abrangente. Estas estão direcionadas à compreensão da linguagem de sinais, estratégias adaptativas de ensino e a integração eficaz de tecnologias que auxiliam na aprendizagem e comunicação. O referencial teórico-metodológico, definiu-se do tipo exploratória, com abordagem qualitativa e bibliográfica está ancorado em Nóvoa (1991), Freire (1991) e Mello (1994), para identificação de que o caminho é a formação continuada. Os resultados sinalizaram para compreensão: [i] da revolução tecnológica que desempenhou um papel fundamental na promoção da inclusão”, através da inserção (novas tecnologias/recursos audiovisuais/plataformas de aprendizagem online/aplicativos de tradução de língua de sinais), que se tornaram ferramentas essenciais na educação de surdos; [ii] a formação de professores engloba o domínio e a aplicação eficaz dessas tecnologias, aprimorando a qualidade do ensino/interação entre professores/alunos surdos; [iii] os desafios persistem e devem ser marcados pela colaboração entre todos os setores da sociedade para que possamos avançar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID470_TB192_04032024232619.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO DANTAS" "autor_nome_curto" => "Karoline Souto" "autor_email" => "karol.souto1993@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }