Este estudo destaca a relevância da Tecnologia Assistiva (TA) como prática pedagógica inclusiva no ensino de ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inserido na perspectiva da educação inclusiva, o objetivo é promover igualdade e justiça na educação, transcendendo a mera inclusão no ensino regular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, consultando diferentes bases de dados. A TA é conceituada como um conjunto de recursos e serviços cruciais para o ensino de ciências a alunos autistas, promovendo autonomia, interatividade e comunicação. O referencial teórico-metodológico baseou-se em uma análise ampla de termos relacionados ao Ensino de Ciências, Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista. A revisão abrangeu livros, artigos científicos, documentos oficiais, teses e dissertações, culminando em uma construção teórica robusta. A análise minuciosa desses materiais revelou a importância fundamental da Tecnologia Assistiva como prática pedagógica inclusiva para o ensino de ciências a alunos com TEA. A inclusão escolar vai além da mera adaptação ao ensino regular, demandando uma transformação abrangente na perspectiva educacional e nas instituições de ensino. Os resultados e discussões salientam que a TA não apenas facilita o acesso ao conhecimento, mas contribui para uma educação mais inclusiva e igualitária. Professores e gestores têm papel crucial na capacitação e implementação desses recursos, criando ambientes educacionais acessíveis e inclusivos. A pesquisa visa fornecer insights sobre a importância da TA como prática pedagógica inclusiva no ensino de ciências para alunos com autismo, orientando futuras investigações na área.