Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

APONTE O CAMINHO OU A PONTE E O CAMINHO: OLHARES INCLUSIVOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA DOS DISCENTES NA ESCOLA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente estudo tem como tem como objetivo analisar a importância e os impactos do Programa Bolsa Família no auxílio à inclusão social de famílias em situação vulnerabilidade social, no contexto educacional de uma escola pública da Bahia. A metodologia utilizada neste estudo foi qualitativa, de enfoque descritivo através da pesquisa de campo. As políticas educacionais fazem parte do grupo de políticas públicas sociais do país. Dessa forma, constituem um elemento de normatização do Estado, guiado pela sociedade civil, que visa garantir o direito universal à educação de qualidade e o pleno desenvolvimento do educando. Tudo isso devido as transformações sociais, culturais, políticas e econômicas, que nos leva a busca do conhecimento sobre a compreensão dos fenômenos sociais e a necessidade de entender que a organização da sociedade, e que ela se deu através de outro fenômeno denominado de políticas públicas. Contudo, o presente estudo nos mostra a fragilidade da aplicação das políticas públicas educacionais no país e consequentemente nos seus entes federados, estados e municípios. Nota-se que as políticas públicas sociais estão no caminho certo para alcançar o mais próximo da erradicação da pobreza e do analfabetismo, que por sinal é um dos problemas que enfrentamos para uma sociedade que efetivamente cobre seus direitos junto à classe política, infelizmente dependemos do esforço e interesse desta mesma classe para o avanço deste processo.

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