Os Clubes Estudantis são espaços destinados à prática e à vivência da participação estudantil, promovendo a autonomia, solidariedade e competência dos estudantes, por meio da autogestão. Nesses espaços, o estudante pode exercitar ou desenvolver habilidades essenciais para a sua formação, através das situações educativas, referente a algo que seja de seu interesse, trazendo impacto em sua vida pessoal, social e produtiva. O Clube pode ser formado a partir de uma necessidade pedagógica ou social, ou de um mesmo propósito ou interesse em comum. No Brasil, os Clubes já são uma prática comum em muitas escolas. Desde 2022, o IFPB - Campus Santa Rita vem fomentando a criação de clubes como prática pedagógica de alcance às competências da BNCC. Esta prática leva os estudantes a trabalharem também outras competências socioemocionais diversas, entre elas, autogestão, amabilidade e engajamento com os colegas. Por serem espaços autogestionados pelos estudantes, eles são altamente flexíveis em questão de local, horário e data de funcionamento, permitindo que qualquer estudante possa participar. Neste contexto, notou-se nos clubes criados no Campus Santa Rita, a presença de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), deficiência intelectual e de outras minorias sociais como negros e LGBTQIA+. Os Clubes observados variam nas temáticas de Ciências Exatas, Raciocínio Lógico, e Artes e Cultura e ocorrem em salas, espaços físicos e laboratórios dotados de acessibilidade para os estudantes, possibilitando sua participação, o que evidenciou seu protagonismo, desenvolvimento e engajamento social com os demais. Os clubes também possuem uma regulamentação que define um líder, um vice líder, e a missão, visão e valores do clube, levando os estudantes a refletirem sobre a importância do respeito, compromisso, escuta ativa e do trabalho em equipe para o pleno funcionamento do clube. Nas práticas desenvolvidas nos clubes, que podem variar entre dança, música, estudos em grupo, pinturas, jogos, e entre outros, todos os estudantes são convidados a participarem e se desenvolverem. Espera-se, com este resumo, mostrar ao leitor a importância dos clubes na promoção da inclusão dentro da escola, com exemplos práticos que serão abordados ao decorrer deste trabalho.