OS CLUBES ESTUDANTIS E SEU PAPEL NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO IFPB - CAMPUS SANTA RITA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108226 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 1060 "titulo" => "OS CLUBES ESTUDANTIS E SEU PAPEL NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO IFPB - CAMPUS SANTA RITA" "resumo" => "Os Clubes Estudantis são espaços destinados à prática e à vivência da participação estudantil, promovendo a autonomia, solidariedade e competência dos estudantes, por meio da autogestão. Nesses espaços, o estudante pode exercitar ou desenvolver habilidades essenciais para a sua formação, através das situações educativas, referente a algo que seja de seu interesse, trazendo impacto em sua vida pessoal, social e produtiva. O Clube pode ser formado a partir de uma necessidade pedagógica ou social, ou de um mesmo propósito ou interesse em comum. No Brasil, os Clubes já são uma prática comum em muitas escolas. Desde 2022, o IFPB - Campus Santa Rita vem fomentando a criação de clubes como prática pedagógica de alcance às competências da BNCC. Esta prática leva os estudantes a trabalharem também outras competências socioemocionais diversas, entre elas, autogestão, amabilidade e engajamento com os colegas. Por serem espaços autogestionados pelos estudantes, eles são altamente flexíveis em questão de local, horário e data de funcionamento, permitindo que qualquer estudante possa participar. Neste contexto, notou-se nos clubes criados no Campus Santa Rita, a presença de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), deficiência intelectual e de outras minorias sociais como negros e LGBTQIA+. Os Clubes observados variam nas temáticas de Ciências Exatas, Raciocínio Lógico, e Artes e Cultura e ocorrem em salas, espaços físicos e laboratórios dotados de acessibilidade para os estudantes, possibilitando sua participação, o que evidenciou seu protagonismo, desenvolvimento e engajamento social com os demais. Os clubes também possuem uma regulamentação que define um líder, um vice líder, e a missão, visão e valores do clube, levando os estudantes a refletirem sobre a importância do respeito, compromisso, escuta ativa e do trabalho em equipe para o pleno funcionamento do clube. Nas práticas desenvolvidas nos clubes, que podem variar entre dança, música, estudos em grupo, pinturas, jogos, e entre outros, todos os estudantes são convidados a participarem e se desenvolverem. Espera-se, com este resumo, mostrar ao leitor a importância dos clubes na promoção da inclusão dentro da escola, com exemplos práticos que serão abordados ao decorrer deste trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD4_ID1060_TB302_30032024230812.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER VITÓRIA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ESTER SOUSA" "autor_email" => "vitoriaester134@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108226 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 1060 "titulo" => "OS CLUBES ESTUDANTIS E SEU PAPEL NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO IFPB - CAMPUS SANTA RITA" "resumo" => "Os Clubes Estudantis são espaços destinados à prática e à vivência da participação estudantil, promovendo a autonomia, solidariedade e competência dos estudantes, por meio da autogestão. Nesses espaços, o estudante pode exercitar ou desenvolver habilidades essenciais para a sua formação, através das situações educativas, referente a algo que seja de seu interesse, trazendo impacto em sua vida pessoal, social e produtiva. O Clube pode ser formado a partir de uma necessidade pedagógica ou social, ou de um mesmo propósito ou interesse em comum. No Brasil, os Clubes já são uma prática comum em muitas escolas. Desde 2022, o IFPB - Campus Santa Rita vem fomentando a criação de clubes como prática pedagógica de alcance às competências da BNCC. Esta prática leva os estudantes a trabalharem também outras competências socioemocionais diversas, entre elas, autogestão, amabilidade e engajamento com os colegas. Por serem espaços autogestionados pelos estudantes, eles são altamente flexíveis em questão de local, horário e data de funcionamento, permitindo que qualquer estudante possa participar. Neste contexto, notou-se nos clubes criados no Campus Santa Rita, a presença de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), deficiência intelectual e de outras minorias sociais como negros e LGBTQIA+. Os Clubes observados variam nas temáticas de Ciências Exatas, Raciocínio Lógico, e Artes e Cultura e ocorrem em salas, espaços físicos e laboratórios dotados de acessibilidade para os estudantes, possibilitando sua participação, o que evidenciou seu protagonismo, desenvolvimento e engajamento social com os demais. Os clubes também possuem uma regulamentação que define um líder, um vice líder, e a missão, visão e valores do clube, levando os estudantes a refletirem sobre a importância do respeito, compromisso, escuta ativa e do trabalho em equipe para o pleno funcionamento do clube. Nas práticas desenvolvidas nos clubes, que podem variar entre dança, música, estudos em grupo, pinturas, jogos, e entre outros, todos os estudantes são convidados a participarem e se desenvolverem. Espera-se, com este resumo, mostrar ao leitor a importância dos clubes na promoção da inclusão dentro da escola, com exemplos práticos que serão abordados ao decorrer deste trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD4_ID1060_TB302_30032024230812.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER VITÓRIA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ESTER SOUSA" "autor_email" => "vitoriaester134@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }