A literatura infantil tem sido amplamente usada como instrumento pedagógico nas instituições de ensino, com objetivos específicos que vão desde inserir a criança no universo do letramento, a ajudá-la no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de neurodesenvolvimento que compromete a interação social, a comunicação e o comportamento e, de acordo com o nível de suporte, pode afetar como a criança percebe e sente as emoções. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a literatura infantil como instrumento psicopedagógico de intervenção no construto das emoções de crianças dentro do Espectro Autista. Através de um estudo bibliográfico com autores como Piletti (2013), Chiote (2015) e Bettelheim (2023), pode-se analisar as idéias que norteiam a psicopedagogia e o autismo. Foram acrescidos dois estudos de caso, com o intuito de ilustrar como a literatura infantil pode contribuir para que crianças com TEA possam compreender suas próprias emoções, tendo como referência as emoções das personagens infantis. As crianças que participaram do estudo mostraram-se atentas às histórias, no entanto, podem-se constatar duas conclusões distintas: a primeira demonstrou entender que as emoções fazem parte da história de cada pessoa e a outra criança não conseguiu corresponder ao que havia sido proposto, considerando que não demonstrou sinais de sensibilidade ao ouvir sobre as emoções das personagens.