Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD NO CAMPUS NATAL ZONA LESTE DO IFRN E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108615
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 843
    "inscrito_id" => 3546
    "titulo" => "A ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD NO CAMPUS NATAL ZONA LESTE DO IFRN E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DOCENTE"
    "resumo" => "É latente no tempo presente da Educação Básica brasileira, a necessidade de debates sobre a crescente demanda de profissionais que atuam na condição de professoras e professores junto a estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), bem como seus processos de letramento digital. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo central analisar quais são e de onde partem as principais atuações dos referidos profissionais a fomentar processos educativos que envolvam as tecnologias educacionais, partindo do seu processo de formação no curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância no campus Natal Zona Leste do IFRN. O procedimento metodológico utilizado para produção deste trabalho foi a produção e compartilhamento de um formulário com perguntas para a construção de dados que nos permitem investigar as práticas e formações dos sujeitos que atuam junto aos estudantes com NEE. Daí partimos para análise do que a legislação vigente diz a respeito desta prática pedagógica e buscamos também compreender a relevância formativa nesta especialização para o fazer docente. Como referência bibliográfica, utilizamos os autores Mantoan, Sassaki e Deliberato, no que diz respeito à temática da Educação Especial; Nóvoa e Libâneo, referente à formação docente; Ribeiro e Novais sobre tecnologias educacionais e a EaD. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se: uma lacuna na formação dos cursos de licenciatura, relacionada à profissão docente, ausência de investimentos suficientes em tecnologias educacionais, por fim, a necessidade de melhor aperfeiçoamento para práxis educadora. Tais resultados implicam a necessidade de mapear o que vem sendo discutido no âmbito acadêmico com o objetivo de subsidiar tal práxis, assim como compreender o que é preciso para ajustar as carências desta formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3546_TB843_25042024225719.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR"
    "autor_email" => "arthur_cassio@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108615
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 843
    "inscrito_id" => 3546
    "titulo" => "A ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD NO CAMPUS NATAL ZONA LESTE DO IFRN E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DOCENTE"
    "resumo" => "É latente no tempo presente da Educação Básica brasileira, a necessidade de debates sobre a crescente demanda de profissionais que atuam na condição de professoras e professores junto a estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), bem como seus processos de letramento digital. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo central analisar quais são e de onde partem as principais atuações dos referidos profissionais a fomentar processos educativos que envolvam as tecnologias educacionais, partindo do seu processo de formação no curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância no campus Natal Zona Leste do IFRN. O procedimento metodológico utilizado para produção deste trabalho foi a produção e compartilhamento de um formulário com perguntas para a construção de dados que nos permitem investigar as práticas e formações dos sujeitos que atuam junto aos estudantes com NEE. Daí partimos para análise do que a legislação vigente diz a respeito desta prática pedagógica e buscamos também compreender a relevância formativa nesta especialização para o fazer docente. Como referência bibliográfica, utilizamos os autores Mantoan, Sassaki e Deliberato, no que diz respeito à temática da Educação Especial; Nóvoa e Libâneo, referente à formação docente; Ribeiro e Novais sobre tecnologias educacionais e a EaD. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se: uma lacuna na formação dos cursos de licenciatura, relacionada à profissão docente, ausência de investimentos suficientes em tecnologias educacionais, por fim, a necessidade de melhor aperfeiçoamento para práxis educadora. Tais resultados implicam a necessidade de mapear o que vem sendo discutido no âmbito acadêmico com o objetivo de subsidiar tal práxis, assim como compreender o que é preciso para ajustar as carências desta formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3546_TB843_25042024225719.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR"
    "autor_email" => "arthur_cassio@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

É latente no tempo presente da Educação Básica brasileira, a necessidade de debates sobre a crescente demanda de profissionais que atuam na condição de professoras e professores junto a estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), bem como seus processos de letramento digital. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo central analisar quais são e de onde partem as principais atuações dos referidos profissionais a fomentar processos educativos que envolvam as tecnologias educacionais, partindo do seu processo de formação no curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância no campus Natal Zona Leste do IFRN. O procedimento metodológico utilizado para produção deste trabalho foi a produção e compartilhamento de um formulário com perguntas para a construção de dados que nos permitem investigar as práticas e formações dos sujeitos que atuam junto aos estudantes com NEE. Daí partimos para análise do que a legislação vigente diz a respeito desta prática pedagógica e buscamos também compreender a relevância formativa nesta especialização para o fazer docente. Como referência bibliográfica, utilizamos os autores Mantoan, Sassaki e Deliberato, no que diz respeito à temática da Educação Especial; Nóvoa e Libâneo, referente à formação docente; Ribeiro e Novais sobre tecnologias educacionais e a EaD. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se: uma lacuna na formação dos cursos de licenciatura, relacionada à profissão docente, ausência de investimentos suficientes em tecnologias educacionais, por fim, a necessidade de melhor aperfeiçoamento para práxis educadora. Tais resultados implicam a necessidade de mapear o que vem sendo discutido no âmbito acadêmico com o objetivo de subsidiar tal práxis, assim como compreender o que é preciso para ajustar as carências desta formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.