É latente no tempo presente da Educação Básica brasileira, a necessidade de debates sobre a crescente demanda de profissionais que atuam na condição de professoras e professores junto a estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), bem como seus processos de letramento digital. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo central analisar quais são e de onde partem as principais atuações dos referidos profissionais a fomentar processos educativos que envolvam as tecnologias educacionais, partindo do seu processo de formação no curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância no campus Natal Zona Leste do IFRN. O procedimento metodológico utilizado para produção deste trabalho foi a produção e compartilhamento de um formulário com perguntas para a construção de dados que nos permitem investigar as práticas e formações dos sujeitos que atuam junto aos estudantes com NEE. Daí partimos para análise do que a legislação vigente diz a respeito desta prática pedagógica e buscamos também compreender a relevância formativa nesta especialização para o fazer docente. Como referência bibliográfica, utilizamos os autores Mantoan, Sassaki e Deliberato, no que diz respeito à temática da Educação Especial; Nóvoa e Libâneo, referente à formação docente; Ribeiro e Novais sobre tecnologias educacionais e a EaD. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se: uma lacuna na formação dos cursos de licenciatura, relacionada à profissão docente, ausência de investimentos suficientes em tecnologias educacionais, por fim, a necessidade de melhor aperfeiçoamento para práxis educadora. Tais resultados implicam a necessidade de mapear o que vem sendo discutido no âmbito acadêmico com o objetivo de subsidiar tal práxis, assim como compreender o que é preciso para ajustar as carências desta formação.