Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108116
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 1570
    "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que visa a promoção da inclusão escolar permitindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, características ou necessidades, tenham acesso ao currículo e que esse seja flexível. A presente pesquisa busca compreender as possíveis contribuições do DUA como meio de colaboração no processo de ensino aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula comum. Apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica, as bases utilizadas foram o Catálogo de teses e dissertações da CAPS e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD/IBICT, dentro do intervalo de 5 ano (2019-2023), em que, verificadas as produções sobre a temática, houve necessidade de recorrer a alguns outros trabalhos e autores para que fosse possível realizar uma pesquisa com um arcabouço teórico mais consistente. Observa-se que o DUA possibilita uma reflexão por parte dos professores e que contribui na perspectiva de uma educação inclusiva, porém mesmo com os avanços em pesquisas sobre essa temática, ainda são escassos estudos científicos no Brasil que abordem sua importância no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1570_TB156_07072024000508.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÁ SOUTO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "Thayná Souto Ba"
    "autor_email" => "thaynasoutob@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108116
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 1570
    "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que visa a promoção da inclusão escolar permitindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, características ou necessidades, tenham acesso ao currículo e que esse seja flexível. A presente pesquisa busca compreender as possíveis contribuições do DUA como meio de colaboração no processo de ensino aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula comum. Apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica, as bases utilizadas foram o Catálogo de teses e dissertações da CAPS e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD/IBICT, dentro do intervalo de 5 ano (2019-2023), em que, verificadas as produções sobre a temática, houve necessidade de recorrer a alguns outros trabalhos e autores para que fosse possível realizar uma pesquisa com um arcabouço teórico mais consistente. Observa-se que o DUA possibilita uma reflexão por parte dos professores e que contribui na perspectiva de uma educação inclusiva, porém mesmo com os avanços em pesquisas sobre essa temática, ainda são escassos estudos científicos no Brasil que abordem sua importância no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1570_TB156_07072024000508.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÁ SOUTO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "Thayná Souto Ba"
    "autor_email" => "thaynasoutob@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que visa a promoção da inclusão escolar permitindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, características ou necessidades, tenham acesso ao currículo e que esse seja flexível. A presente pesquisa busca compreender as possíveis contribuições do DUA como meio de colaboração no processo de ensino aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula comum. Apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica, as bases utilizadas foram o Catálogo de teses e dissertações da CAPS e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD/IBICT, dentro do intervalo de 5 ano (2019-2023), em que, verificadas as produções sobre a temática, houve necessidade de recorrer a alguns outros trabalhos e autores para que fosse possível realizar uma pesquisa com um arcabouço teórico mais consistente. Observa-se que o DUA possibilita uma reflexão por parte dos professores e que contribui na perspectiva de uma educação inclusiva, porém mesmo com os avanços em pesquisas sobre essa temática, ainda são escassos estudos científicos no Brasil que abordem sua importância no processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.