Considerando o cenário atual, podemos dizer que nos mais diversos movimentos tem se discutido sobre o direito à educação, mas é certo que estamos muito longe de esgotar o assunto, se é que podemos imaginar esgotar esse assunto algum momento. Nesse trabalho traremos uma reflexão sobre o Direito a Educação e a sua conexão direta com os direitos humanos, precisamos ter em mente que garantir a educação vai muito além de frequentar uma sala de aula, seja de forma remota ou presencial, a educação enquanto direito de todos, como descrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos (2006) tem a essência na construção de uma sociedade mais digna e humanitária. A sua efetivação culminará em uma sociedade mais justa, e inclusiva. A construção dessa sociedade será possível se seus habitantes estiverem respaldados em ações para desconstruir preconceitos, exclusões, e os muros que impedem o acesso das pessoas ao conhecimento. Os direitos humanos aliados a educação vêm com um viés democrático fruto de conhecimento, que é proporcionar a todas as pessoas, sendo elas com ou sem deficiência, de qualquer raça, etnia ou religião o gozo do direito a uma educação democrática, inclusiva e de boa qualidade. MANTOAN (2006) vai dizer que a inclusão é um sonho possível, Santos (1995) esclarece que as diferenças precisam ser trazidas para perto, ou seja, a educação tem o poder de unir e transformar.