Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108162
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 1930
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Esse trabalho analisa a experiência com a inclusão de crianças com TEA em uma sala do Maternal I, na Creche Pública Municipal Irmã Santana, localizada na cidade de Pocinhos PB, no período de 04 de março a 30 de junho de 2022. A análise desse estudo foi embasada em teóricos como: Mantoan (2015), Silva (2018), Kelman (2010), Menezes (2012), Schmidt (2013) entre outros, e alguns documentos legais como: Constituição Federal Brasileira (1988), a Lei de Diretrizes e Base (LDB 9.394/96), a Lei nº 12.764/2012 – Lei Berenice Piana e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015). Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem observacional participante e de campo, no qual a pesquisadora tem a oportunidade de pesquisar, observar e refletir sobre e a partir da sua própria experiência. Concluímos que há avanços na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro AutistaTEA, em especial as matriculadas em creches, porém elas ainda enfrentam desafios devido suas características específicas. Vimos o quanto uma criança autista pode avançar, basta que tenha oportunidade e seja estimulada. Não devemos focar na deficiência, mas nas suas potencialidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1930_TB209_19022024215754.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICHELY DE ARAÚJO SOUZA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RICHELY"
    "autor_email" => "richelyaraujo1991@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108162
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 1930
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Esse trabalho analisa a experiência com a inclusão de crianças com TEA em uma sala do Maternal I, na Creche Pública Municipal Irmã Santana, localizada na cidade de Pocinhos PB, no período de 04 de março a 30 de junho de 2022. A análise desse estudo foi embasada em teóricos como: Mantoan (2015), Silva (2018), Kelman (2010), Menezes (2012), Schmidt (2013) entre outros, e alguns documentos legais como: Constituição Federal Brasileira (1988), a Lei de Diretrizes e Base (LDB 9.394/96), a Lei nº 12.764/2012 – Lei Berenice Piana e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015). Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem observacional participante e de campo, no qual a pesquisadora tem a oportunidade de pesquisar, observar e refletir sobre e a partir da sua própria experiência. Concluímos que há avanços na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro AutistaTEA, em especial as matriculadas em creches, porém elas ainda enfrentam desafios devido suas características específicas. Vimos o quanto uma criança autista pode avançar, basta que tenha oportunidade e seja estimulada. Não devemos focar na deficiência, mas nas suas potencialidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1930_TB209_19022024215754.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICHELY DE ARAÚJO SOUZA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RICHELY"
    "autor_email" => "richelyaraujo1991@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Esse trabalho analisa a experiência com a inclusão de crianças com TEA em uma sala do Maternal I, na Creche Pública Municipal Irmã Santana, localizada na cidade de Pocinhos PB, no período de 04 de março a 30 de junho de 2022. A análise desse estudo foi embasada em teóricos como: Mantoan (2015), Silva (2018), Kelman (2010), Menezes (2012), Schmidt (2013) entre outros, e alguns documentos legais como: Constituição Federal Brasileira (1988), a Lei de Diretrizes e Base (LDB 9.394/96), a Lei nº 12.764/2012 – Lei Berenice Piana e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015). Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem observacional participante e de campo, no qual a pesquisadora tem a oportunidade de pesquisar, observar e refletir sobre e a partir da sua própria experiência. Concluímos que há avanços na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro AutistaTEA, em especial as matriculadas em creches, porém elas ainda enfrentam desafios devido suas características específicas. Vimos o quanto uma criança autista pode avançar, basta que tenha oportunidade e seja estimulada. Não devemos focar na deficiência, mas nas suas potencialidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.