Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PARA TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO: EXPERIÊNCIAS DE APOIO NA PERSPECTIVA DOCENTE

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Práticas inclusivas significam que muitas crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) frequentam ambientes de ensino regular. Para gerir os fatores de stress envolvidos e aceder aos seus benefícios, o apoio pode ser fundamental. Na verdade, o apoio insuficiente pode ter um impacto negativo no bem-estar, no desenvolvimento a longo prazo e na agenda de inclusão. O objetivo deste estudo é analisar as contribuições e resultados de uma iniciativa de formação de professores do ensino regular que atuam junto a estudantes com autismo. O Ciclo de Palestras, foi realizado com professores de 6 escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa-ação com análise qualitativa dos indicadores, cujo lócus foi em um município do Paraná. Como instrumento de coleta de dados valeu-se da utilização de questionário aplicado a uma mostra de 178 professores do ensino regular da rede pública municipal, com realização de 83 participantes. Uma análise temática indutiva dos dados suscitou em um sistema sobrecarregado de informações e opiniões. Consequentemente, um impacto no desenvolvimento de indivíduos com TEA e aplicação de estratégias de intervenção significativas. A conclusão é que o apoio educativo aos professores, com um sistema educativo regular bem concebido e com recursos suficientes facilita a inclusão teórica e prática do que foi exposto e trabalhado no ciclo de palestras. As preleções promoveram um sentimento de esperança aos docentes que participaram ao se sentirem apoiados. Dado o seu papel de proteger e sustentar o bem-estar, exige uma mudança política que endosse a precisão de reflexão sobre a formação necessária para atuação, afirmando a demanda do aprimoramento na formação de professores como iminência para a inclusão.

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