EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108672 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 365 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "RESUMO É fato que a diversidade é algo presente nas escolas. Todos os alunos possuem suas singularidades. Por isso, é preciso promover uma educação com princípio de equidade, dando subsídios para o acesso e a permanência de todos os educandos, inclusive, dando assistência de acordo com suas necessidades. A educação inclusiva é o meio de proporcionar uma educação abrangente, que contemple alunos com deficiência, transtornos e que possuam dificuldades de aprendizagem, por exemplo. No ensino de física, o processo de inclusão ainda possui desafios a serem sanados. A falta da utilização de metodologias que favorecem a inclusão, é um dos obstáculos para o ensino-aprendizagem desta ciência que possui destaque na sua importância por estar diretamente ligada com as atividades cotidianas. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica de sobre os desafios da educação inclusiva no ensino de física, fazendo uma reflexão sobre esta temática. Para a revisão bibliográfica, foram utilizados três artigos publicados em revistas cientificas para a análise. Este campo de pesquisa sobre inclusão e ensino de física possui poucos referenciais teóricos, assim, surge a relevância de novas pesquisas sobre o tema. Os resultados apontam a necessidade de capacitação dos profissionais e também a inserção de novas metodologias que contribuam para uma educação inclusiva e integral. A educação é um direito de todos, logo o ambiente escolar deve ser propicio para o acolhimento e permanência dos estudantes, estimulando a participação e a interação de todos, ocasionando em uma boa aprendizagem. Palavras-chave: Educação inclusiva, ensino de física, ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID365_TB930_26052024163336.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JACIARA GONÇALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "MARIA Jaciara" "autor_email" => "jaciaragonalves2012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108672 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 365 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "RESUMO É fato que a diversidade é algo presente nas escolas. Todos os alunos possuem suas singularidades. Por isso, é preciso promover uma educação com princípio de equidade, dando subsídios para o acesso e a permanência de todos os educandos, inclusive, dando assistência de acordo com suas necessidades. A educação inclusiva é o meio de proporcionar uma educação abrangente, que contemple alunos com deficiência, transtornos e que possuam dificuldades de aprendizagem, por exemplo. No ensino de física, o processo de inclusão ainda possui desafios a serem sanados. A falta da utilização de metodologias que favorecem a inclusão, é um dos obstáculos para o ensino-aprendizagem desta ciência que possui destaque na sua importância por estar diretamente ligada com as atividades cotidianas. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica de sobre os desafios da educação inclusiva no ensino de física, fazendo uma reflexão sobre esta temática. Para a revisão bibliográfica, foram utilizados três artigos publicados em revistas cientificas para a análise. Este campo de pesquisa sobre inclusão e ensino de física possui poucos referenciais teóricos, assim, surge a relevância de novas pesquisas sobre o tema. Os resultados apontam a necessidade de capacitação dos profissionais e também a inserção de novas metodologias que contribuam para uma educação inclusiva e integral. A educação é um direito de todos, logo o ambiente escolar deve ser propicio para o acolhimento e permanência dos estudantes, estimulando a participação e a interação de todos, ocasionando em uma boa aprendizagem. Palavras-chave: Educação inclusiva, ensino de física, ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID365_TB930_26052024163336.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JACIARA GONÇALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "MARIA Jaciara" "autor_email" => "jaciaragonalves2012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }