Podemos afirmar que o nosso país traz a herança de um povo sofrido pela exploração e pela escravidão que imperou até recentemente e lamentavelmente ainda vista em alguns lugares e em algumas situações. Evidenciamos assim, um enorme desequilíbrio de oportunidades e acesso entre a sociedade brasileira de forma geral. Um dos meios mais eficazes de erradicar essa desigualdade em todas as esferas é através da implementação de políticas públicas e em especial voltadas para a educação inclusiva. O estado com as políticas públicas de inclusão e ações afirmativas pensadas e direcionadas a essa temática, resultarão no confronto na zona de conforto da exclusão e preconceito, e automaticamente impulsionará a inclusão e o acesso a todos em todos os lugares, em especial na educação. Somente por meio de políticas públicas podemos repensar e tratar de forma positiva a exclusão o preconceito e as inúmeras barreiras impostas por uma herança tão individualista e intolerante. Nesse trabalho traremos uma linha do tempo expositiva com os dispositivos legais mais importante sobre políticas públicas na educação inclusiva que surgiram após a promulgação da Constituição Federal de 1988 que possibilitaram o vislumbre de uma sociedade mais digna, justa e igualitária, Nobert Elias (1950) mostra que, para que haja a manutenção do desequilíbrio social a sociedade deve permanecer repleta de exclusão e violência, em contraponto quanto mais fomentarmos ações afirmativas através de políticas públicas de inclusão, e outras ações na mesma esfera para uma educação inclusiva, mais justa e digna será a sociedade.