O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a invisibilidade da temática étnico racial na Educação Infantil. Por objetivos específicos elencamos: apresentar possíveis diálogos que promovam a inclusão, o respeito e a empatia no ambiente escolar; analisar questões acerca da contribuição da literatura infantil afro-brasileira para a construção de um ambiente inclusivo. hooks (2017) explica que o modo de ensinar pode ocorrer de uma maneira que transforma a consciência, criando um clima de livre expressão sendo a essência de uma educação libertadora. A metodologia consiste em uma revisão de literatura acerca da temática ético racial, bem como as práticas de leitura desenvolvidas nas salas de aula da Educação Infantil que contemplem a literatura infantil afro-brasileira. Tomamos como referencial teórico as contribuições de Duarte (ano) que aborda em suas pesquisas a temática da literatura afro brasileira; Ribeiro (2019), estudiosa da causa antirracista numa perspectiva decolonial; bell hooks (2017), que trata também sobre uma educação transformadora; Pinheiro (2023), seus estudos colaboram para entender o processo de formação numa perspectiva antirracista. Tomaremos como base a Lei nº 9394/96 em que abrange as determinações legais acerca da Educação brasileira e a Lei nº 10.639, representando um marco contextual sobre a temática étnico racial no planejamento curricular. Como resultados preliminares, compreendemos que a educação das crianças deve estar atrelada a uma formação docente antirracista que valorize a diversidade e contribua para a formação de sujeitos comprometidos com o respeito a pluralidade.