A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108109 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 697 "titulo" => "A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a invisibilidade da temática étnico racial na Educação Infantil. Por objetivos específicos elencamos: apresentar possíveis diálogos que promovam a inclusão, o respeito e a empatia no ambiente escolar; analisar questões acerca da contribuição da literatura infantil afro-brasileira para a construção de um ambiente inclusivo. hooks (2017) explica que o modo de ensinar pode ocorrer de uma maneira que transforma a consciência, criando um clima de livre expressão sendo a essência de uma educação libertadora. A metodologia consiste em uma revisão de literatura acerca da temática ético racial, bem como as práticas de leitura desenvolvidas nas salas de aula da Educação Infantil que contemplem a literatura infantil afro-brasileira. Tomamos como referencial teórico as contribuições de Duarte (ano) que aborda em suas pesquisas a temática da literatura afro brasileira; Ribeiro (2019), estudiosa da causa antirracista numa perspectiva decolonial; bell hooks (2017), que trata também sobre uma educação transformadora; Pinheiro (2023), seus estudos colaboram para entender o processo de formação numa perspectiva antirracista. Tomaremos como base a Lei nº 9394/96 em que abrange as determinações legais acerca da Educação brasileira e a Lei nº 10.639, representando um marco contextual sobre a temática étnico racial no planejamento curricular. Como resultados preliminares, compreendemos que a educação das crianças deve estar atrelada a uma formação docente antirracista que valorize a diversidade e contribua para a formação de sujeitos comprometidos com o respeito a pluralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID697_TB144_21032024153137.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEREIRA MELO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "ana.caroline.melo@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108109 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 697 "titulo" => "A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a invisibilidade da temática étnico racial na Educação Infantil. Por objetivos específicos elencamos: apresentar possíveis diálogos que promovam a inclusão, o respeito e a empatia no ambiente escolar; analisar questões acerca da contribuição da literatura infantil afro-brasileira para a construção de um ambiente inclusivo. hooks (2017) explica que o modo de ensinar pode ocorrer de uma maneira que transforma a consciência, criando um clima de livre expressão sendo a essência de uma educação libertadora. A metodologia consiste em uma revisão de literatura acerca da temática ético racial, bem como as práticas de leitura desenvolvidas nas salas de aula da Educação Infantil que contemplem a literatura infantil afro-brasileira. Tomamos como referencial teórico as contribuições de Duarte (ano) que aborda em suas pesquisas a temática da literatura afro brasileira; Ribeiro (2019), estudiosa da causa antirracista numa perspectiva decolonial; bell hooks (2017), que trata também sobre uma educação transformadora; Pinheiro (2023), seus estudos colaboram para entender o processo de formação numa perspectiva antirracista. Tomaremos como base a Lei nº 9394/96 em que abrange as determinações legais acerca da Educação brasileira e a Lei nº 10.639, representando um marco contextual sobre a temática étnico racial no planejamento curricular. Como resultados preliminares, compreendemos que a educação das crianças deve estar atrelada a uma formação docente antirracista que valorize a diversidade e contribua para a formação de sujeitos comprometidos com o respeito a pluralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID697_TB144_21032024153137.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEREIRA MELO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "ana.caroline.melo@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }