Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PERCEPÇÕES DE UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108647
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 899
    "inscrito_id" => 3710
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "Apresentamos um recorte de uma investigação sobre as percepções de uma intérprete de Libras sobre a inclusão de alunos Surdos na disciplina de Física. A coleta de dados consistiu em uma entrevista semiestruturada com uma intérprete que já havia atuado na disciplina. Os resultados sugerem que existem dificuldades em relação ao exercício da docência de Física, que se fundamenta principalmente em aulas tradicionais com o emprego de linguagem de estrutura empírica inacessível. Além disso, observamos que a intérprete enfrenta dificuldades para realizar a mediação do conhecimento entre professor e aluno. Com este trabalho, temos a intenção de contribuir para um melhor entendimento das dificuldades do intérprete nas aulas de Física e apresentar futuramente uma proposta de trabalho entre o intérprete, o professor de atendimento educacional especializado e o docente de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3710_TB899_18062024172546.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "Adriana Oliveir"
    "autor_email" => "fisica.adrianabernardes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108647
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 899
    "inscrito_id" => 3710
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "Apresentamos um recorte de uma investigação sobre as percepções de uma intérprete de Libras sobre a inclusão de alunos Surdos na disciplina de Física. A coleta de dados consistiu em uma entrevista semiestruturada com uma intérprete que já havia atuado na disciplina. Os resultados sugerem que existem dificuldades em relação ao exercício da docência de Física, que se fundamenta principalmente em aulas tradicionais com o emprego de linguagem de estrutura empírica inacessível. Além disso, observamos que a intérprete enfrenta dificuldades para realizar a mediação do conhecimento entre professor e aluno. Com este trabalho, temos a intenção de contribuir para um melhor entendimento das dificuldades do intérprete nas aulas de Física e apresentar futuramente uma proposta de trabalho entre o intérprete, o professor de atendimento educacional especializado e o docente de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3710_TB899_18062024172546.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "Adriana Oliveir"
    "autor_email" => "fisica.adrianabernardes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Apresentamos um recorte de uma investigação sobre as percepções de uma intérprete de Libras sobre a inclusão de alunos Surdos na disciplina de Física. A coleta de dados consistiu em uma entrevista semiestruturada com uma intérprete que já havia atuado na disciplina. Os resultados sugerem que existem dificuldades em relação ao exercício da docência de Física, que se fundamenta principalmente em aulas tradicionais com o emprego de linguagem de estrutura empírica inacessível. Além disso, observamos que a intérprete enfrenta dificuldades para realizar a mediação do conhecimento entre professor e aluno. Com este trabalho, temos a intenção de contribuir para um melhor entendimento das dificuldades do intérprete nas aulas de Física e apresentar futuramente uma proposta de trabalho entre o intérprete, o professor de atendimento educacional especializado e o docente de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.