Este trabalho de pesquisa surgiu a partir das aulas e atividades desenvolvidas durante o Curso de Formação Continuada em Educação Especial para professores das salas de recursos multifuncionais e a Equipe Técnica do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) do município de Conde?PB. O curso foi estruturado com uma proposta para formação em educação inclusiva para todos os professores, supervisores e gestores que atuam na rede regular de ensino do município de Conde?PB. Mas, em 2023 o curso teve como público-alvo os docentes das SRM’s e a Equipe do CAEE, o qual teve como finalidade contribuir com as práticas das Salas de Recursos Multifuncional (SRM), a fim de refletir sobre as mudanças sociais presentes no ambiente escolar. O curso foi composto por 10 (dez) módulos com conteúdo que abordam temas voltados para a educação inclusiva. Os encontros aconteceram de forma presencial com proposta de atividades à distância. As atividades desenvolvidas durante o curso aconteciam de acordo com a temática dos módulos, dessa forma as professoras elaboravam suas atividades de acordo com as suas experiências e apresentavam para a turma. Foi através dessa proposta de curso de formação continuada para docentes das SRM’s que notamos a relevância da interação entre teórica e prática, para que a inclusão das pessoas com deficiência aconteça de fato. Pois, os conhecimentos acerca da teoria e prática discutidos de forma coletiva foram oportunos, em que possibilitou o surgimento de metodologias, estratégias, práticas, ações, entre outros, que contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Quanto ao resultado, esse trabalho contribuiu para eliminar as barreiras de maneira positiva com o processo de escolarização dos estudantes com deficiência, pois percebe-se que essa proposta de curso é importante para os professores criarem ações que contribuam com o desenvolvimento intelectual dos estudantes com deficiência.