Este estudo investiga a aplicação das abordagens da Psicologia Positiva para fomentar o bem-estar e a resiliência em ambientes educacionais inclusivos. Reconhecendo a importância não apenas do sucesso acadêmico, mas também do equilíbrio emocional dos alunos, especialmente aqueles com necessidades específicas, esta pesquisa propõe descrever estratégias fundamentadas na Psicologia Positiva, com o intuito de promover um ambiente escolar que estimule o desenvolvimento integral de todos os todos os estudantes. Por meio de uma revisão abrangente da literatura, combinada com a análise de estudos de caso e pesquisas experimentais que comprovam a eficácia dessa abordagem, torna-se evidente a influência positiva da promoção de práticas pautadas na psicologia positiva no bem-estar emocional e na capacidade de resiliência dos alunos. Estratégias como o cultivo da gratidão, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a promoção de um clima escolar positivo têm demonstrado impacto significativo na autoestima, motivação e na habilidade dos estudantes em enfrentar desafios. Ao investir na promoção do bem-estar e da resiliência desde as etapas iniciais da escolarização, é possível prevenir problemas de saúde mental e comportamentais, promover saúde mental e oferecer suporte adequado àqueles que já enfrentam dificuldades. Essa abordagem não apenas beneficia individualmente os alunos, mas também contribui para a criação de um ambiente escolar mais saudável, inclusivo e propício ao aprendizado.