Este resumo teve por objetivo investigar a história da igreja cristã diante da pessoa com deficiência e da sua necessidade de inclusão e acesso aos ambientes cúlticos. Neste sentido, o objetivo é compreender como a igreja cristã, sendo um espaço de troca e guarda de saberes, comporta-se frente aos desafios de eliminação de barreiras para o acesso das pessoas com deficiência. Trata-se de uma revisão bibliográfica de obras relacionadas à história da igreja, do surgimento da escolástica em contraste com a história da pessoa com deficiência no Brasil que culminaram, para além da reflexão, em mudança de paradigmas e ações práticas. Para isso, foram levantados dados após preenchimento de formulários por membros e líderes de igrejas cristãs e, também, colhidas informações através da observação in loco das organizações religiosas cristãs. Os resultados demonstraram que, na história da igreja e da formação social das famílias, há valores distorcidos a respeito da valorização da pessoa com deficiência advindos da educação monástica e escolástica e também de conceitos como o handcapismo. Por outro lado, os resultados mostraram que há abertura da igreja, como um todo, para adaptações e acolhimento às famílias atípicas e das pessoas com deficiência. Após a análise de resultados, este estudo trouxe a possibilidade de implantação da cultura de inclusão no seio da igreja cristã através de propostas, tais como: palestras, cartazes explicativos, mudanças arquitetônicas e treinamento de equipes que lidam com crianças, famílias, recepcionistas e acolhimento às famílias neuroatípicas.