INGLÊS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO INCLUSIVO:UM ESTUDO COLABORATIVO.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108003 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 879 "titulo" => "INGLÊS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO INCLUSIVO:UM ESTUDO COLABORATIVO." "resumo" => "Neste trabalho, buscamos analisar e discutir as possíveis contribuições e/ou desafios do ensino e aprendizagem de língua inglesa, num contexto inclusivo de uma turma mista de estudantes (surdos e ouvintes), de uma Escola de nível médio, da Rede Estadual, situada em Cuiabá-MT, a partir da narrativa de professores de inglês e intérpretes. À luz dos fundamentos teóricos e metodológicos dos Novos Letramentos, Lankshear; Knobel (2003); Multiletramentos, Cope; Kalantzis (2015); e da Teoria Socioconstrutivista, Vygotsky (1998), objetivamos fazer descrição e interpretação de uma realidade social específica, adotando o modelo de pesquisa colaborativa (PIMENTA, 2005). Partimos da hipótese de que um trabalho envolvendo docentes de inglês, intérpretes e essa pesquisadora, ancorado na perspectiva de Letramentos e do Socioconstrutivismo, e mediado por conversas colaborativas, contribui para a ampliação de propostas teórico-metodológicas, que favoreçam alunos surdos em contextos de interação com alunos ouvintes. Diante dessa hipótese, algumas perguntas surgem e direcionam essa análise: Como ocorrem as ações do professor nas aulas de língua inglesa em turmas de Ensino Médio, que envolve alunos surdos e ouvintes? Quais são as possíveis contribuições de um trabalho colaborativo para o ensino- aprendizagem de língua inglesa numa turma inclusiva, à luz da perspectiva téorica de Letramentos e do Socioconstrutivismo? Como o professor de inglês e o intérprete percebem a implementação em sala de aula, das atividades elaboradas nas sessões colaborativas?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID879_TB9_26062024083452.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINÉIA MACEDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCINÉIA" "autor_email" => "lucineiamacedosantos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108003 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 879 "titulo" => "INGLÊS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO INCLUSIVO:UM ESTUDO COLABORATIVO." "resumo" => "Neste trabalho, buscamos analisar e discutir as possíveis contribuições e/ou desafios do ensino e aprendizagem de língua inglesa, num contexto inclusivo de uma turma mista de estudantes (surdos e ouvintes), de uma Escola de nível médio, da Rede Estadual, situada em Cuiabá-MT, a partir da narrativa de professores de inglês e intérpretes. À luz dos fundamentos teóricos e metodológicos dos Novos Letramentos, Lankshear; Knobel (2003); Multiletramentos, Cope; Kalantzis (2015); e da Teoria Socioconstrutivista, Vygotsky (1998), objetivamos fazer descrição e interpretação de uma realidade social específica, adotando o modelo de pesquisa colaborativa (PIMENTA, 2005). Partimos da hipótese de que um trabalho envolvendo docentes de inglês, intérpretes e essa pesquisadora, ancorado na perspectiva de Letramentos e do Socioconstrutivismo, e mediado por conversas colaborativas, contribui para a ampliação de propostas teórico-metodológicas, que favoreçam alunos surdos em contextos de interação com alunos ouvintes. Diante dessa hipótese, algumas perguntas surgem e direcionam essa análise: Como ocorrem as ações do professor nas aulas de língua inglesa em turmas de Ensino Médio, que envolve alunos surdos e ouvintes? Quais são as possíveis contribuições de um trabalho colaborativo para o ensino- aprendizagem de língua inglesa numa turma inclusiva, à luz da perspectiva téorica de Letramentos e do Socioconstrutivismo? Como o professor de inglês e o intérprete percebem a implementação em sala de aula, das atividades elaboradas nas sessões colaborativas?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID879_TB9_26062024083452.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINÉIA MACEDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCINÉIA" "autor_email" => "lucineiamacedosantos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }