Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PSICOLINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO, DESCOBERTAS E INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM TDHA E DISLEXIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108630
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 872
    "inscrito_id" => 3135
    "titulo" => "PSICOLINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO, DESCOBERTAS E INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM TDHA E DISLEXIA"
    "resumo" => "O ser humano busca efetivamente o motivo da sua essência e existência, pois nossas potencialidades nos tornam capazes de perceber o outro e os que estão a nossa volta. Pessoas absolutamente normais, até serem diagnosticados/rotulados, ocupam os espaços de discursos e de ações que deveriam ser destinados ao acolhimento e atendimento daqueles que realmente têm problemas. A esses, sob a máscara da inclusão, restam cada vez menos corações e mentes efetivamente sintonizados com eles... Até mesmo os poucos recursos públicos a eles destinados têm sido objeto de cobiça dos que inventam e reinventam as doenças do não-aprender e do comportamento. No presente estudo, teve-se como objetivo analisar o desempenho, em tarefas de leitura e escrita, de alunos com o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como um grupo de alunos dislexos, buscando-se identificar dados característicos da aprendizagem de tais habilidades nas crianças portadoras do TDAH e dislexia. Participaram do estudo dez crianças, alunos cursando o ensino fundamental, provenientes da escola da rede municipal de ensino de Juazeirinho. A amostra foi dividida em dois grupos: cinco alunos com dislexia (G1) e cinco alunos com TDAH (G2), frequentando a mesma escola. Os instrumentos de coleta de dados avaliaram: os níveis de competência nos processos de decodificação e/ou reconhecimento de palavras reais e inventadas, a habilidade para interpretar mensagens e informações presentes em um texto e os tipos de erros ortográficos. Usou-se, complementarmente dos testes do IDEIA e Teste de desempenho escolar. Os dados do estudo acusaram dificuldade na aprendizagem da escrita e leitura. Nos protocolos que avaliava leitura por decodificação ou reconhecimento de palavras, o Grupo TDAH apresentou menos erros que o Grupo 1(um). A análise da produção dos sujeitos com TDAH avaliados permitiu concluir que, face à peculiaridade da aprendizagem dessas crianças, a internalização de algumas estruturas linguísticas mostra-se de aquisição mais demorada, e que a dificuldade em coordenar a atenção, a análise e a execução visomotora em tarefas de escrita mediante cópia constituiu um fator altamente complexo para tais alunos. Esses resultados sugerem que a cópia não é uma tarefa adequada ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos com TDAH. É importante ressaltar que os dados obtidos não podem ser generalizados, uma vez que a amostra representada, apresenta um número simbólico para um mostra populacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3135_TB872_28042024175651.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SIMONE FRANKLIN DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "msymoone96@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108630
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 872
    "inscrito_id" => 3135
    "titulo" => "PSICOLINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO, DESCOBERTAS E INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM TDHA E DISLEXIA"
    "resumo" => "O ser humano busca efetivamente o motivo da sua essência e existência, pois nossas potencialidades nos tornam capazes de perceber o outro e os que estão a nossa volta. Pessoas absolutamente normais, até serem diagnosticados/rotulados, ocupam os espaços de discursos e de ações que deveriam ser destinados ao acolhimento e atendimento daqueles que realmente têm problemas. A esses, sob a máscara da inclusão, restam cada vez menos corações e mentes efetivamente sintonizados com eles... Até mesmo os poucos recursos públicos a eles destinados têm sido objeto de cobiça dos que inventam e reinventam as doenças do não-aprender e do comportamento. No presente estudo, teve-se como objetivo analisar o desempenho, em tarefas de leitura e escrita, de alunos com o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como um grupo de alunos dislexos, buscando-se identificar dados característicos da aprendizagem de tais habilidades nas crianças portadoras do TDAH e dislexia. Participaram do estudo dez crianças, alunos cursando o ensino fundamental, provenientes da escola da rede municipal de ensino de Juazeirinho. A amostra foi dividida em dois grupos: cinco alunos com dislexia (G1) e cinco alunos com TDAH (G2), frequentando a mesma escola. Os instrumentos de coleta de dados avaliaram: os níveis de competência nos processos de decodificação e/ou reconhecimento de palavras reais e inventadas, a habilidade para interpretar mensagens e informações presentes em um texto e os tipos de erros ortográficos. Usou-se, complementarmente dos testes do IDEIA e Teste de desempenho escolar. Os dados do estudo acusaram dificuldade na aprendizagem da escrita e leitura. Nos protocolos que avaliava leitura por decodificação ou reconhecimento de palavras, o Grupo TDAH apresentou menos erros que o Grupo 1(um). A análise da produção dos sujeitos com TDAH avaliados permitiu concluir que, face à peculiaridade da aprendizagem dessas crianças, a internalização de algumas estruturas linguísticas mostra-se de aquisição mais demorada, e que a dificuldade em coordenar a atenção, a análise e a execução visomotora em tarefas de escrita mediante cópia constituiu um fator altamente complexo para tais alunos. Esses resultados sugerem que a cópia não é uma tarefa adequada ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos com TDAH. É importante ressaltar que os dados obtidos não podem ser generalizados, uma vez que a amostra representada, apresenta um número simbólico para um mostra populacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3135_TB872_28042024175651.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SIMONE FRANKLIN DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "msymoone96@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O ser humano busca efetivamente o motivo da sua essência e existência, pois nossas potencialidades nos tornam capazes de perceber o outro e os que estão a nossa volta. Pessoas absolutamente normais, até serem diagnosticados/rotulados, ocupam os espaços de discursos e de ações que deveriam ser destinados ao acolhimento e atendimento daqueles que realmente têm problemas. A esses, sob a máscara da inclusão, restam cada vez menos corações e mentes efetivamente sintonizados com eles... Até mesmo os poucos recursos públicos a eles destinados têm sido objeto de cobiça dos que inventam e reinventam as doenças do não-aprender e do comportamento. No presente estudo, teve-se como objetivo analisar o desempenho, em tarefas de leitura e escrita, de alunos com o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como um grupo de alunos dislexos, buscando-se identificar dados característicos da aprendizagem de tais habilidades nas crianças portadoras do TDAH e dislexia. Participaram do estudo dez crianças, alunos cursando o ensino fundamental, provenientes da escola da rede municipal de ensino de Juazeirinho. A amostra foi dividida em dois grupos: cinco alunos com dislexia (G1) e cinco alunos com TDAH (G2), frequentando a mesma escola. Os instrumentos de coleta de dados avaliaram: os níveis de competência nos processos de decodificação e/ou reconhecimento de palavras reais e inventadas, a habilidade para interpretar mensagens e informações presentes em um texto e os tipos de erros ortográficos. Usou-se, complementarmente dos testes do IDEIA e Teste de desempenho escolar. Os dados do estudo acusaram dificuldade na aprendizagem da escrita e leitura. Nos protocolos que avaliava leitura por decodificação ou reconhecimento de palavras, o Grupo TDAH apresentou menos erros que o Grupo 1(um). A análise da produção dos sujeitos com TDAH avaliados permitiu concluir que, face à peculiaridade da aprendizagem dessas crianças, a internalização de algumas estruturas linguísticas mostra-se de aquisição mais demorada, e que a dificuldade em coordenar a atenção, a análise e a execução visomotora em tarefas de escrita mediante cópia constituiu um fator altamente complexo para tais alunos. Esses resultados sugerem que a cópia não é uma tarefa adequada ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos com TDAH. É importante ressaltar que os dados obtidos não podem ser generalizados, uma vez que a amostra representada, apresenta um número simbólico para um mostra populacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.