O início da vida acadêmica é um período onde ocorrem diversas mudanças na vida do jovem universitário, segundo alguns autores essa iniciação pode gerar ansiedade, pois é nesse período que muitas das vezes o estudante tem o seu primeiro contato com a vida adulta e com as responsabilidades que ela traz consigo, além de marcar também o início da busca por uma profissão. O objetivo geral deste trabalho é verificar as relações entre ansiedade e profissionais da engenharia em processo de formação, especificamente, buscou-se identificar possíveis interferências na educação desses profissionais em formação e na sua prática laboral, assim como, detectar estratégias de enfrentamento da ansiedade. Desse modo, o presente artigo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e possui natureza qualitativa. Os artigos foram encontrados nas bases de dados: Google Scholar, Scielo e Medline, utilizando os descritores: ansiedade, estudantes, engenharia e mercado de trabalho. Os resultados evidenciaram que a ansiedade interfere no desempenho acadêmico, assim como, reflete na procura por trabalho. Todavia, foi possível encontrar algumas estratégias de enfrentamento, como: relações com os pares, uso do diário, formação sobre o cuidado com a saúde mental e as competências profissionais para inserção no mercado de trabalho, além disso, se faz necessário a criação de um programa de aconselhamento profissional e também o acompanhamento psicológico desde o início até formação desse estudante, visando contribuir para melhores condições de aprendizado e de como enfrentar as adversidades do mundo acadêmico e profissional.