A educação inclusiva durante a formação do docente é um tema vital, que sinaliza a necessidade de preparar professores tanto para aqueles já graduados, quanto para os que estão em processo de graduação, no sentido de atender a todos os estudantes, independentemente das suas habilidades e necessidades educacionais especiais. Neste estudo, objetivamos apresentar resultados oriundos do Estágio Docência, durante o Mestrado no Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba. Os dados foram coletados a partir dos relatos de estudantes do 4º período do curso de Licenciatura em Educação Física, durante a cadeira de Didática. As atividades propostas, com essa finalidade, foram realizadas em três etapas: a) apresentação do aporte teórico e metodológico da cadeira; b) discussão acerca das implicações do Zika vírus com a Microcefalia e as consequências na sociedade e c) estimulação dos estudantes com o propósito de elaborar e executar atividades funcionais que atendessem às diversas necessidades de crianças em idade escolar, vítimas do Zika Vírus durante a fase intrauterina. Os estudantes desenvolveram três atividades funcionais contemplando, a deficiência auditiva, visual e cognitiva; utilizando materiais de baixo custo e de fácil confecção, a partir de EVA colorido, brinquedos sonoros e cabos de vassoura. O engajamento demonstrado pelos grupos durante cada atividade, bem como, o interesse em adaptar-se às especificidades de cada proposta, tiveram um excelente resultado. Ao término das atividades, muitos estudantes manifestaram interesse em aprofundar seus estudos nessa área, reconhecendo o potencial de ampliação dos modelos de preparação profissional para contribuir com o aprimoramento de sua formação acadêmica