REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SEQUELAS DO ZIKA VÍRUS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108583 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 3027 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SEQUELAS DO ZIKA VÍRUS" "resumo" => "A educação inclusiva durante a formação do docente é um tema vital, que sinaliza a necessidade de preparar professores tanto para aqueles já graduados, quanto para os que estão em processo de graduação, no sentido de atender a todos os estudantes, independentemente das suas habilidades e necessidades educacionais especiais. Neste estudo, objetivamos apresentar resultados oriundos do Estágio Docência, durante o Mestrado no Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba. Os dados foram coletados a partir dos relatos de estudantes do 4º período do curso de Licenciatura em Educação Física, durante a cadeira de Didática. As atividades propostas, com essa finalidade, foram realizadas em três etapas: a) apresentação do aporte teórico e metodológico da cadeira; b) discussão acerca das implicações do Zika vírus com a Microcefalia e as consequências na sociedade e c) estimulação dos estudantes com o propósito de elaborar e executar atividades funcionais que atendessem às diversas necessidades de crianças em idade escolar, vítimas do Zika Vírus durante a fase intrauterina. Os estudantes desenvolveram três atividades funcionais contemplando, a deficiência auditiva, visual e cognitiva; utilizando materiais de baixo custo e de fácil confecção, a partir de EVA colorido, brinquedos sonoros e cabos de vassoura. O engajamento demonstrado pelos grupos durante cada atividade, bem como, o interesse em adaptar-se às especificidades de cada proposta, tiveram um excelente resultado. Ao término das atividades, muitos estudantes manifestaram interesse em aprofundar seus estudos nessa área, reconhecendo o potencial de ampliação dos modelos de preparação profissional para contribuir com o aprimoramento de sua formação acadêmica" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3027_TB790_06062024153602.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA NIEDES DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Claudia Niedes" "autor_email" => "claudianiedes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108583 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 3027 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SEQUELAS DO ZIKA VÍRUS" "resumo" => "A educação inclusiva durante a formação do docente é um tema vital, que sinaliza a necessidade de preparar professores tanto para aqueles já graduados, quanto para os que estão em processo de graduação, no sentido de atender a todos os estudantes, independentemente das suas habilidades e necessidades educacionais especiais. Neste estudo, objetivamos apresentar resultados oriundos do Estágio Docência, durante o Mestrado no Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba. Os dados foram coletados a partir dos relatos de estudantes do 4º período do curso de Licenciatura em Educação Física, durante a cadeira de Didática. As atividades propostas, com essa finalidade, foram realizadas em três etapas: a) apresentação do aporte teórico e metodológico da cadeira; b) discussão acerca das implicações do Zika vírus com a Microcefalia e as consequências na sociedade e c) estimulação dos estudantes com o propósito de elaborar e executar atividades funcionais que atendessem às diversas necessidades de crianças em idade escolar, vítimas do Zika Vírus durante a fase intrauterina. Os estudantes desenvolveram três atividades funcionais contemplando, a deficiência auditiva, visual e cognitiva; utilizando materiais de baixo custo e de fácil confecção, a partir de EVA colorido, brinquedos sonoros e cabos de vassoura. O engajamento demonstrado pelos grupos durante cada atividade, bem como, o interesse em adaptar-se às especificidades de cada proposta, tiveram um excelente resultado. Ao término das atividades, muitos estudantes manifestaram interesse em aprofundar seus estudos nessa área, reconhecendo o potencial de ampliação dos modelos de preparação profissional para contribuir com o aprimoramento de sua formação acadêmica" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3027_TB790_06062024153602.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA NIEDES DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Claudia Niedes" "autor_email" => "claudianiedes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }